A segunda rodada de votação do conclave, que elegerá o sucessor do papa Francisco, terminou sem consenso na manhã desta quinta-feira (8). Uma fumaça preta foi vista saindo pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A fumaça escura mostra que nenhum cardeal recebeu dois terços dos votos, ou seja, 89 votos. Outros dois horários podem ter emissão de fumaça ainda hoje: 12h30 (somente se for branca, sinalizando que um novo papa foi escolhido) e 14h – horários de Brasília.
Os 133 cardeais votantes se reuniram na Capela Sistina pela primeira vez na quarta-feira (7). Os ritos até a emissão da fumaça duraram cerca de 3h20. Todos eles fizeram um juramento de sigilo e se reuniram a portas fechadas.
Nenhum conclave na era moderna escolheu um papa no primeiro dia. Nas duas últimas eleições, para escolha de Bento 16 e de Francisco, foram dois dias de votação.
Uma fumaça branca saindo das chaminés indicará escolha de novo papa. Quando isso acontecer, sinos da Basílica de São Pedro, no Vaticano, também tocarão e o nome do vencedor será revelado nos momentos seguintes.