CLIMA

Defesa Civil de SP alerta para risco de temporais nesta semana

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Paulo Pinto/Agência Brasil
Chuva pode ser forte na região
Chuva pode ser forte na região

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para o risco de temporais em todo o estado nesta semana. O Vale do Paraíba é uma das regiões cujos acumulados podem ser expressivos, com potencial de causas alagamentos e deslizamentos de terra.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Entre segunda-feira (21) e quarta-feira (23), o tempo permanece estável na maior parte do território paulista. Com o afastamento da frente fria e a atuação de uma massa de ar mais frio e seco na região Sudeste, os dias devem ser marcados por sol entre muitas nuvens. Há previsão apenas para chuvas isoladas e de curta duração na faixa leste do estado.

Nesse período, o destaque será a estabilidade atmosférica e as temperaturas mais amenas, principalmente nas regiões do interior e da capital paulista.

Já entre quinta (24) e sexta (25), segundo o órgão estadual, o deslocamento de uma nova frente fria em conjunto com um cavado meteorológico aumenta o risco de temporais em todo o estado.

Os modelos meteorológicos da Defesa Civil indicam a ocorrência de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, que podem vir acompanhadas por descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

“A Defesa Civil alerta para a possibilidade de transtornos como alagamentos, deslizamentos e queda de árvores, especialmente em áreas mais vulneráveis”, informou.

No fim de semana, entre sábado (26) e domingo (27), a frente fria se afasta e o tempo volta a ficar firme na maior parte do território paulista. A exceção é a faixa leste, onde ainda pode chover de forma isolada, mas sem acumulados significativos.

Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Comentários

Comentários