
A passagem de uma frente fria pela costa paulista neste sábado (19) vai provocar pancadas de chuva generalizadas no Vale do Paraíba e Litoral Norte, além de provocar queda nas temperaturas no início da próxima semana.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
O sistema será impulsionado por uma massa de ar frio de origem polar, que não trará frio extremo, mas causará sensação térmica mais baixa nas manhãs, segundo o Climatempo e o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Inicialmente com características mais continentais, a frente fria adquire configuração marítima ao se deslocar para o Sudeste, favorecendo o transporte de umidade da faixa norte do país. Além disso, ventos intensos em altos níveis da atmosfera colaboram para a formação de instabilidades, resultando em um cenário propício a chuvas fortes e generalizadas.
De acordo com o Inmet, o sábado (19) começa com céu nublado e temperaturas ao redor dos 18°C no Vale do Paraíba. O sol pode aparecer entre muitas nuvens nas primeiras horas da manhã, mas a aproximação da frente fria, aliada a áreas de instabilidade, provoca pancadas de chuva de moderada a forte intensidade a partir da tarde, estendendo-se pela noite.
O Climatempo alerta para risco de trovoadas, raios, rajadas de vento, queda de árvores, alagamentos e elevação das cotas de rios e córregos, especialmente nas regiões urbanizadas e de encostas. A temperatura máxima prevista para o dia é de 25°C, com umidade mínima do ar em torno de 65%.
No domingo (20), o sistema frontal se afasta gradualmente da costa paulista, o que reduz a intensidade das chuvas. No entanto, os ventos marítimos mantêm o tempo instável, com muitas nuvens e possibilidade de chuva fraca principalmente no Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e parte do Vale.
As temperaturas entram em declínio, com mínima prevista de 16°C durante a noite e máxima de apenas 21°C. A umidade relativa do ar varia entre 75% e 95%, contribuindo para a sensação de frio durante o dia.
Semana.
Entre os dias 21 e 25 de abril, a massa de ar polar que acompanha a frente fria permanecerá sobre o Centro-Sul do Brasil, mantendo as temperaturas abaixo da média histórica para o período.
Nas cidades do Vale, as manhãs devem começar com sensação de frio mais intensa, especialmente nas áreas de serra e zona rural. Segundo o Climatempo, não há previsão de geada, mas as mínimas podem ficar próximas de 12°C em cidades como Campos do Jordão, Cunha e São Bento do Sapucaí.