Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28) e foi sentido em diversos países do Sudeste Asiático, como China e Tailândia.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
O epicentro foi registrado a 16 km de Mandalay, em uma profundidade de apenas 10 km, o que aumentou a intensidade do tremor. Segundo autoridades locais, ao menos duas pessoas morreram e dezenas estão desaparecidas.
Um prédio em construção desabou na capital tailandesa, Bangkok, assim como edifícios ruíram em cidades birmanesas, com dano maior em Mandalay, segunda maior cidade de Mianmar.
Na Tailândia, o abalo sísmico provocou pânico em Bangkok. Moradores deixaram condomínios e hotéis altos no centro da capital, onde vivem mais de 17 milhões de pessoas. Um prédio chegou a desabar na cidade, e a água de piscinas no topo de arranha-céus foi vista espirrando durante o tremor.
A escala Richter classifica terremotos acima de 7 como eventos com alto potencial destrutivo. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram objetos caindo de prateleiras e rachaduras em estruturas. Equipes de resgate seguem em busca de vítimas em áreas atingidas.