
O novo SUV da montadora Volkswagen feito em Taubaté, o Tera, já gerou quase 3.000 empregos na produção local e na cadeia de fornecedores, segundo estimativa da montadora. O carro foi apresentado na fábrica de Taubaté na tarde desta quinta-feira (13). O veículo foi 100% desenvolvido no Brasil.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
De acordo com a Volks, a produção do modelo gera 260 novos empregos diretos na fábrica de Taubaté, sendo 40% de contratadas mulheres. Gera ainda até 2.600 novos empregos indiretos na cadeia de fornecedores.
O novo modelo, cuja produção em série começa até o final deste mês, demandará ainda R$ 3,23 bilhões em compras de peças neste ano, valor que representa 12% do total de compras de peças previsto pela Volkswagen do Brasil – R$ 26,3 bilhões em 2025.
O Tera foi 100% desenhado, desenvolvido e produzido no Brasil. O modelo será lançado comercialmente no primeiro semestre deste ano para reforçar a posição da Volkswagen no segmento de SUV, mercado que a montadora lidera no país.
“O SUVW Tera simboliza um momento histórico para a Volkswagen na Região América do Sul e para a fábrica de Taubaté. É um carro do Brasil para o mundo, que democratiza o segmento de SUVs e será exportado para mais de 25 países, com impacto importante na economia brasileira”, afirmou Alexander Seitz, chairman executivo da Volkswagen Região América do Sul.
O novo carro tem índice de 80% de nacionalização (peças fabricadas no Brasil) e contará com 241 fornecedores de peças, dos quais mais de 230 são empresas brasileiras. Não à toa, o carro é considerado “o Volkswagen mais importante dos últimos tempos para a região América do Sul”.
“O modelo é valoriza o talento dos brasileiros. Para produzir o Tera em Taubaté, estamos gerando 260 novos empregos diretos na fábrica, sendo 40% mulheres, e até 2.600 empregos indiretos estão sendo criados na cadeia de fornecedores. Considerado o Volkswagen mais importante dos últimos tempos para a região América do Sul, o SUVW Tera é o 4º modelo da nossa ofensiva de 16 lançamentos até 2028, como parte dos investimentos robustos de R$ 16 bilhões da marca no Brasil. Assim, demonstramos mais uma vez o nosso compromisso com o País e as nossas pessoas”, disse Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.
Além dos diretores da Volks, participaram do evento de apresentação do novo carro em Taubaté o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e o prefeito de Taubaté, Sérgio Victor (Novo).