![Ponte sobre o Rio Paraíba do Sul](https://sampi.net.br/dir-arquivo-imagem/2025/01/c50dadc649af13df355264383ce2940a.jpg)
A Prefeitura de São José dos Campos entregou nesta terça-feira (28), oficialmente, a Via Jaguari e a ponte José Dias de Macêdo. O evento, realizado no cruzamento da Via Norte com a Via Jaguari, reuniu autoridades municipais, familiares dos homenageados e representantes da comunidade local. A obra, que demandou um investimento de R$ 64,8 milhões, promete melhorar a fluidez do trânsito e a qualidade de vida dos moradores da região.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
A solenidade incluiu o descerramento de placas em homenagem a Dom Eusébio Oscar Scheid, primeiro bispo da Diocese de São José dos Campos, e a José Dias de Macêdo, empresário de destaque na região. Familiares dos homenageados estiveram presentes, incluindo Amarílio Macêdo, CEO da J. Macêdo, e Lilian e Rogério Portella, representantes da família de Dom Eusébio.
O bispo diocesano, Dom José Valmor Cesar Teixeira, também marcou presença, destacando a importância das homenagens e da nova infraestrutura para a cidade.
A Via Jaguari, com 3,8 quilômetros de extensão, inclui uma ponte de 240 metros sobre o Rio Paraíba do Sul, ciclovias, calçadas e iluminação em LED. A estrutura foi construída ao lado da linha férrea, a 10 metros de altura, e conta com duas faixas de rolamento e um passeio compartilhado para ciclistas e pedestres. Além disso, a obra contemplou a construção de uma rotatória de acesso à estrada da Petybon e o recapeamento de 1,8 quilômetro dessa via.
A nova via é estratégica para desafogar o trânsito na região norte da cidade, reduzindo o fluxo de caminhões em áreas residenciais e proporcionando maior segurança e fluidez para motoristas, ciclistas e pedestres. A fábrica J. Macêdo, uma das maiores do país, também foi beneficiada com melhorias no acesso.
O acesso e a nova ponte melhoram o trânsito entre as regiões norte e centro - Foto: Divulgação