Levantamento da EDP, principal distribuidora de energia elétrica na RMVale, aponta que mais de 40 mil moradores da região ficaram sem luz pelo menos uma vez em 2024 em razão de acidentes com pipas que se prenderam na fiação, e causaram interrupção no abastecimento elétrico.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Foram mais de 995 ocorrências registradas relacionadas às pipas durante 2024 e 40.043 mil clientes impactados.
As cidades com mais ocorrências por causa de pipas na fiação no ano passado foram Taubaté (151), Caraguatatuba (113), São José dos Campos (108), Cruzeiro (106), Jacareí (102) e Pindamonhangaba (96).
O total de clientes impactados e ocorrências tiveram redução na comparação com 2023, ano com 1.236 ocorrências e 71 mil clientes impactados.
“As linhas de pipas – com ou sem cerol ou produtos cortantes - causam desligamentos ao romper os cabos de energia e também podem provocar curtos-circuitos, ao ficarem presas na fiação. O período de férias escolares é quando há maior incidência desse tipo de ocorrência”, informou a EDP.
A concessionária recomenda cuidados ao soltar pipa:
Procure espaços abertos, onde não há risco de contato com fios;
Empine pipas longe da rede elétrica;
Se a pipa ficar enroscada nos fios elétricos, jamais tente retirá-la;
Nunca use varas e não suba em postes e muros para tirar uma pipa;
Lembre-se que somente técnicos da EDP podem fazer a retirada;
Arremessar objetos na rede elétrica pode causar graves acidentes;
Não use cerol, pois esse produto, além de proibido, também pode causar acidentes.
Como acionar a EDP?
Em caso de acidentes relacionados ao sistema de energia, a orientação é para nunca se aproximar do local e falar imediatamente com a EDP.
A comunicação pode ser feita pelo aplicativo EDP Online, pelo WhatsApp, no número (11) 93465-2888 ou pela Central de Atendimento, no 0800 721 0123. Todos os canais de relacionamento são gratuitos e funcionam 24 horas.