Os hemocentros em todo o país enfrentam uma crise de estoque de sangue nesse periodo de férias e das festas do final de ano e Araçatuba não é exceção. Aline Durante, integrante do Hemocentro de Araçatuba, destaca a urgência: "Estamos enfrentando uma queda expressiva nas doações devido ao período de férias, enquanto a demanda cresce, principalmente por conta de acidentes de trânsito e com o aumento dos casos de dengue na região. É um momento crítico em que os hospitais ficam em alerta."
De acordo com ela, os tipos sanguíneos que preocupam são o O negativo e o O positivo. O tipo O negativo conta com apenas 11 bolsas em estoque, enquanto o O positivo tem 56. No entanto, a alta demanda por esses tipos é motivo de preocupação.
O Hemocentro de Araçatuba atende cerca de 18 hospitais na cidade e na região, além de servir 42 municípios vinculados ao Departamento Regional de Saúde (DRS-2). "Além dos acidentes, o aumento de casos de dengue na cidade tem elevado a necessidade de bolsas de sangue, o que agrava ainda mais a situação," explica Aline.
A regularidade no estoque é vital não apenas para emergências, mas também para garantir a continuidade de cirurgias eletivas e outros procedimentos médicos programados.
Requisitos para Doação
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 16 e 69 anos (primeira doação até os 60 anos).
- Pesar no mínimo 50 kg.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.
- Apresentar documento original com foto recente.
Horários de Funcionamento
- Segunda, terça e quinta: das 07h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h.
- Quarta e sexta-feira: das 07h30 às 14h.
- Sábados: das 07h às 11h.
O Hemocentro está localizado na Rua Arthur Ferreira da Costa, 330, bairro Aviação. Doadores podem agendar sua visita pelo telefone (18) 2102-9400.