A Prefeitura de Jacareí anunciou nesta sexta-feira (3) a prorrogação da intervenção municipal na Santa Casa por mais seis meses. A decisão foi oficializada por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do Município.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Inicialmente, a administração autônoma da Santa Casa seria retomada pela Irmandade da instituição na próxima segunda-feira (6), conforme planejado em dezembro. Na ocasião, uma cerimônia chegou a ser realizada para marcar a transição definitiva da gestão.
No entanto, o decreto, datado de 2 de janeiro, aponta que deliberações do Conselho Municipal de Saúde indicaram possíveis prejuízos à população caso a intervenção fosse encerrada. Segundo o documento, o fim da intervenção poderia acarretar na redução de atendimentos em especialidades como oftalmologia e psiquiatria, além de aumentar os custos operacionais.
“Me debrucei sobre a questão orçamentaria, financeira e legal e a gente não vê segurança com o fim da intervenção. A decisão foi criar comissão de desintervenção, onde a Irmandade começa a assumir gradativamente a Santa Casa”, disse o prefeito Celso Florêncio em suas redes sociais.
Outro ponto destacado no decreto foi a falta de audiências públicas para debater a transição, o que, segundo o conselho, comprometeria a transparência da gestão de saúde no município. Além disso, a Santa Casa não teria orçamento suficiente para arcar com um aumento estimado em R$ 1,5 milhão nas despesas mensais.
A medida será detalhada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Município.