Os trabalhadores da coleta de lixo de Jacareí iniciaram uma paralisação na manhã desta sexta-feira (3). A categoria aponta falta de pagamento no vale-refeição por parte da empresa Ambiental, responsável pelo serviço na cidade.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Ao todo, cerca de 600 trabalhadores aderiram à paralisação, segundo o sindicato da categoria. É a segunda greve dos coletores desde dezembro de 2024, quando a categoria parou os serviços por dois dias por causa de atraso no pagamento. Jacareí coleta uma média de 134 toneladas de lixo por dia.
O sindicato informou que o pagamento do vale-refeição deveria ter sido feito na quinta-feira (2), mas não foi realizado. Os trabalhadores se reuniram e optaram por fazer a paralisação até que o pagamento seja efetuado.
Por nota, a Prefeitura de Jacareí disse que enviou uma notificação para que a empresa Ambiental “retome as atividades em até três horas, já que, contratualmente, o serviço não pode ser interrompido”.
“Além disso, atualmente, a empresa tem um débito superior a R$ 60 milhões ao município, de um reajuste e reequilíbrio que foi feito e não foi pago por parte da empresa”, informou a administração.
A empresa Ambiental ainda não se manifestou sobre a paralisação. O espaço segue aberto.