A previsão do tempo para esta sexta-feira (3) em Campinas indica um dia de sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva passageira, principalmente durante a tarde. À noite, o clima deve permanecer firme, mas com aumento de nebulosidade. As temperaturas oscilam entre 19°C e 28°C, mantendo o clima abafado.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
Para quem pretende aproveitar atividades ao ar livre, a manhã é o melhor período, já que as pancadas de chuva podem ocorrer ao longo do dia.
Fim de semana com muita chuva
O primeiro final de semana de 2025 será marcado por instabilidade e volumes significativos de chuva.
Sábado (4): A previsão aponta para tempestades pela manhã, com acumulados altos de chuva ao longo do dia. O sol pode aparecer em alguns momentos, mas a instabilidade será predominante.
Domingo (5): Embora a intensidade da chuva seja menor, ainda há previsão de precipitações ao longo do dia, mantendo o clima instável.
As temperaturas no fim de semana serão mais amenas, com máximas em torno de 26°C. A recomendação é estar atento às condições climáticas, especialmente em caso de atividades externas.
Alerta Inmet
Uma frente fria que se aproxima do Estado de São Paulo deve gerar chuva e instabilidade nos próximos dias. Segundo o instituto Climatempo, o fenômeno deve se aproximar do território paulista entre esta sexta-feira (3) e sábado (4).
Estima-se que todo o mês de janeiro seja marcado por chuvas e instabilidade. A estimativa é que o volume de chuvas para o mês supere o registrado no ano passado.
Perigo potencial
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou nesta quinta um alerta para perigo potencial, em decorrência das chuvas que se aproximam.
As chuvas devem atingir não só o interior, mas também a Grande São Paulo. Campinas está na lista das cidades com perigo potencial, que tem também Piracicaba, Bauru, São José do Rio Preto e toda a região do Vale do Paraíba, por exemplo.
As chuvas que atingiram a RMC (Região Metropolitana de Campinas) no fim de dezembro culminaram em alagamentos que deixaram centenas de famílias desabrigadas nas cidades de Campinas, Monte Mor e Capivari.