RESERVATÓRIO

Chuvas elevam nível do Cantareira para mais de 50%

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/Governo de SP
Aumento significativo na reservação reflete chuvas acima da média e reforça segurança no abastecimento para a Grande São Paulo e interior.
Aumento significativo na reservação reflete chuvas acima da média e reforça segurança no abastecimento para a Grande São Paulo e interior.

As chuvas intensas registradas em dezembro impulsionaram o nível de reservação do Sistema Cantareira, fundamental para o abastecimento da Grande São Paulo e das cidades da Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, como as regiões de Campinas e Piracicaba. De acordo com dados divulgados pela Sabesp, o reservatório iniciou 2025 com 50,4% de sua capacidade total, um aumento de 5,2 pontos percentuais em apenas um mês.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

Em dezembro, a região do Sistema Cantareira registrou 279,8 milímetros de chuva, superando a média histórica do mês, que é de 209 milímetros. Esse volume expressivo contribuiu para um salto no nível de reservação, que passou de 45% no início de dezembro para mais da metade da capacidade total.

Cenário atual e perspectivas

Os números são considerados positivos, especialmente com a chegada de janeiro, mês que historicamente apresenta o maior volume de chuvas no estado, com média de 262 mm. A expectativa é de que o período chuvoso mantenha a recuperação dos níveis hídricos, garantindo maior segurança no abastecimento ao longo de 2025.

O Sistema Cantareira é um dos mais importantes do estado de São Paulo, atendendo milhões de pessoas. A elevação no nível dos reservatórios traz alívio após meses de preocupação com os impactos da estiagem, reforçando a importância das precipitações para a sustentabilidade hídrica da região.

Comentários

1 Comentários

  • PAULO 1 dia atras
    é vai ficar melhor quando terminarem as barragens em Pedreira e Amparo formando assim duas caixas dagua na região de Campinas¡!