O Córrego da Grama, que atravessa a avenida Daniel Pacífico, na quadra 3, foi desobstruído na segunda-feira (30) por equipes da Defesa Civil e das secretarias do Meio Ambiente (Semma) e Obras. O ponto apresentava risco de alagamento e faz parte da rota de monitoramento realizada pelos agentes municipais, que estarão sobreaviso até março, inclusive no Ano Novo. Foi nesse local em que um carro foi arrastado por uma enchente e causou a morte de uma mãe e uma filha em 2019.
O coordenador da Defesa Civil, Marcelo Ryal, explica que desde quando ocorreu a fatalidade o trecho passou a ser monitorado. A prefeitura reformou a ponte e aumentou a vazão do córrego em 2021, mas mesmo assim a passagem pode ser obstruída se não houver manutenção adequada. Ryal explica que a desobstrução foi um pedido emergencial que partiu da Defesa Civil para as secretarias. "Durante a ronda dos locais catalogados percebemos que havia cerca de 16 árvores da espécie invasora 'Leucena'. Essas acabam caindo nos rios, são carregadas e entopem os pontos mais estreitos. Agora, após a obra, o local está seguro e pronto para as chuvas da virada do ano", ressalta. O coordenador também alerta a população para o descarte correto do lixo, que é essencial para que não aconteça alagamentos.
O meteorologista José Carlos Figueiredo, do Centro de Meteorologia de Bauru (Ipmet), afirma que estão previstas pancadas isoladas de chuvas até a sexta-feira (3). No sábado (4), poderá ocorrer uma chuva de grande volume durante todo o dia.
EM CASO DE ALAGAMENTO
O coordenador da Defesa Civil explica que o primeiro passo é procurar um local seguro. Quando o cidadão estiver em segurança, deve ligar para os bombeiros (193) ou polícia (190) que vai encaminhar o caso para os setores responsáveis.
Estão de sobreaviso até março os plantonistas da Semma, Obras, Defesa Civil, Secretaria de Administrações Regionais (Sear) e profissionais da CPFL, para eventuais desligamentos de rede. Ryal também explica que as equipes estão atentas às previsões de chuvas fortes e o Grupo de Operações de Trânsito (GOT) está interditando com antecedência os pontos, para evitar que cidadãos entrem em trechos perigosos.
escolha sua cidade
Vale Do Paraíba
escolha outra cidade