O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho de Araçatuba, Laerte Rocha, e equipe entregaram ao prefeito Dilador Borges Damasceno o Diagnóstico Econômico de Araçatuba, em reunião na tarde de segunda-feira, 23.
O documento representa o resultado de uma análise abrangente da economia do município e materializa um marco significativo para o desenvolvimento econômico local. O diagnóstico aborda, de forma minuciosa, os seguintes aspectos:
1. Mapeamento dos Setores Produtivos: Análise detalhada das principais atividades econômicas de Araçatuba, considerando sua evolução ao longo da última década.
2. Análise do Mercado de Trabalho: Investigação dos indicadores de empregabilidade e distribuição de mão de obra por setores, grau de instrução e faixa etária.
3. Consulta aos Stakeholders: Participação ativa de representantes da sociedade civil, setor público, academia e economia local para integrar diferentes perspectivas ao planejamento econômico.
4. Cenários Econômicos Futuros: Projeções para apoiar a formulação de políticas públicas e a atração de investimentos.
"A contratação deste Diagnóstico Econômico é uma iniciativa visionária, que demonstra seu compromisso em transformar Araçatuba em um polo de desenvolvimento sustentável, alinhando planejamento estratégico com a realidade local e projetando um futuro mais próspero para todos", afirmou o autor do estudo, o economista Marco Aurélio Barbosa de Souza.
"O documento foi estruturado para ser um guia prático na definição de ações voltadas à geração de emprego, atração de investimentos e fortalecimento das bases econômicas do município", contextualizou o secretário Laerte Rocha.
"O Diagnóstico Econômico reflete o compromisso desta administração em promover o desenvolvimento sustentável, atendendo às necessidades atuais e projetando uma promessa futura para nossa cidade. Sua ampla disseminação e uso estratégico serão fundamentais para que as diretrizes traçadas no estudo possam se traduzir em benefícios reais à população", endossou Dilador Borges.