BIÊNIO 2025/2026

Sem nome da oposição, Eleven será reeleito presidente da Câmara

Por Julio Codazzi | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Cleverson Nunes/CMSJC
Roberto do Eleven é presidente da Câmara desde 2023
Roberto do Eleven é presidente da Câmara desde 2023

A oposição ao governo do prefeito reeleito Anderson Farias (PSD) não conseguiu articular uma candidatura para disputar o comando da Câmara de São José dos Campos no biênio 2025/2026. Com isso, o atual presidente da Casa, vereador Roberto do Eleven (PSD), deve ser reeleito.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

A tentativa de articulação teve início logo após a eleição municipal, quando o PL e a federação PSDB/Cidadania anunciaram que continuarão na oposição ao governo na próxima legislatura. Com isso, ao menos em teoria, com o acréscimo das bancadas do PT e do União Brasil, a oposição teria 11 das 21 cadeiras, garantindo maioria no Legislativo.

Nas semanas que se passaram, no entanto, Eleven conseguiu atrair o apoio de parte desses 11 vereadores para a candidatura dele. Sem garantia de ter a maioria de votos para a disputa, a oposição não irá lançar candidato para a presidência da Câmara.

A eleição da Mesa Diretora será realizada no dia 1º de janeiro. O foco da oposição será nos outros cargos da Mesa (além do presidente, são dois vice-presidentes e dois secretários) e também nas comissões permanentes.

Domínio.

Em São José, a última vez que um vereador da oposição comandou o Legislativo foi no biênio 2015-2016, quando o então parlamentar Shakespeare Carvalho (à época no Republicanos e hoje no PL) assumiu a presidência da Câmara nos últimos dois anos do governo do ex-prefeito Carlinhos Almeida (PT).

Desde 2017, quando Felicio Ramuth (PSD) assumiu a Prefeitura, apenas vereadores da situação foram eleitos para comandar a Câmara: Juvenil Silvério (PSD) em 2017-2018; Robertinho da Padaria (PRD) em dois mandatos seguidos, 2019-2020 e 2021-2022; e Roberto do Eleven, em 2023-2024.

Comentários

Comentários