MUDANÇA

Após CSI, Bruno Santos assume a 3ª maior secretaria de SJC

Por Leandro Vaz | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Da redação
Reprodução
Bruno Santos
Bruno Santos

Apontado como uma das bandeiras da gestão de Anderson Farias (PSD), o CSI (Centro de Segurança e Inteligência) ganhou destaque nos últimos anos no monitoramento de São José dos Campos. Com mais de mil câmeras espalhadas por pontos estratégicos, o sistema se tornou a "menina dos olhos" do governo, sendo amplamente utilizado como mote de campanhas midiáticas e eleitorais.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp. 

À frente do projeto, o secretário de Proteção ao Cidadão, Bruno Santos, ganhou reconhecimento com a redução dos índices de violência. O ano de 2024 deve registrar o menor número de homicídios em 24 anos, desde o início do monitoramento dos dados pela SSP (Secretaria de Segurança Pública).

Nesta quinta-feira (19), Bruno recebeu oficialmente uma nova "missão". A partir do dia 1º de janeiro, ele assumirá a Secretaria de Manutenção da Cidade, a terceira maior em orçamento do município, ficando atrás apenas das pastas de Saúde e Educação. Em 2025, São José dos Campos deve investir cerca de R$ 311 milhões nessa secretaria. O anúncio foi feito pelo próprio prefeito Anderson Farias.

“Nós conseguimos realizar muitas coisas. Será um grande desafio continuar melhorando a nossa cidade. Estar à frente da Secretaria de Proteção ao Cidadão foi uma grande oportunidade para apresentar ideias, implementar uma fiscalização efetiva e promover a implantação do CSI, que nos enche de orgulho. Hoje, São José tem os melhores índices de segurança dos últimos 24 anos. Entregamos resultados muito satisfatórios”, afirmou Bruno ao jornal O VALE.

A Secretaria de Proteção ao Cidadão inclui, além do CSI, a Guarda Civil Municipal, a Fiscalização de Posturas e a Defesa Civil. “Nada se faz sozinho. Agradeço muito a todos os homens e mulheres que ajudaram a construir essa estrutura tão sólida nas forças de segurança”, acrescentou Bruno.

Bruno já atuou como GCM (Guarda Civil Municipal) e policial. Agora, terá pela frente o desafio de liderar uma estrutura complexa que abrange a zeladoria de uma cidade com quase 800 mil habitantes. “Nossa expectativa é dar continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido, conhecer toda a equipe e contar com a ajuda de todos. Queremos entregar um serviço de qualidade, com a mesma dedicação que tivemos na Segurança”, ressaltou o secretário.

Entre as prioridades destacadas estão a implementação de tecnologias mais eficazes para otimizar processos burocráticos e uma atenção especial às regiões periféricas. “Nosso objetivo é continuar embelezando nossa cidade no aspecto urbanístico, incluindo as áreas mais afastadas. A mesma qualidade que temos no centro será levada às periferias. Não haverá apenas jardins bonitos nas regiões mais nobres; teremos um cuidado especial com toda a cidade”, declarou.

Além de Bruno, Anderson também anunciou que a Secretaria de Proteção ao Cidadão será comandada por Rafael Gustavo Batista da Silva. Em novembro, a Prefeitura já havia comunicado que o atual secretário de Educação e Cidadania, Jhonis Santos, assumirá a Secretaria de Governança a partir de janeiro de 2025.

Nesta sexta-feira (20), o prefeito deve divulgar mais mudanças em outras secretarias.

Comentários

Comentários