COMBATE AO TRÁFICO

Homem é preso em SJC com 20 kg de cafeína para fazer drogas

Por Jesse Nascimento | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Local da apreensão
Local da apreensão

Um homem de 45 anos foi preso em flagrante na rodovia Carvalho Pinto, no km 92, na praça de pedágio, em São José dos Campos, transportando 20,130 quilos de cafeína, substância controlada pela Portaria MJSP 204/2022, comumente utilizada como insumo na produção de drogas ilícitas.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

A operação foi conduzida pela Polícia Rodoviária Estadual, que abordou o veículo do suspeito durante fiscalização de rotina. Durante a inspeção, os agentes encontraram uma sacola contendo um pó branco.

Questionado sobre o conteúdo, o homem afirmou que seria “massa para rejunte”. A guarnição desconfiou da justificativa e apresentou o suspeito, o veículo e a substância para análise no plantão da Polícia Civil na CPJ (Central de Polícia Judiciária).

A substância, acondicionada em sete sacos, foi pesada e submetida a análise emergencial no Instituto de Criminalística. O laudo provisório, assinado pela perita, confirmou que o material se tratava de cafeína, utilizada como mistura na fabricação de drogas ilícitas, como cocaína.

O suspeito não apresentou documentos ou autorizações para o transporte de tamanha quantidade da substância.

Com base nas evidências apresentadas, o delegado responsável ratificou a prisão em flagrante, indicando que o suspeito cometeu crime de tráfico de drogas e transporte de insumos para fabricação de entorpecentes. A prisão preventiva foi decretada, sem possibilidade de fiança.

Além da cafeína, os policiais apreenderam o veículo utilizado no transporte, dois celulares e pertences pessoais do suspeito.

O indiciado foi informado de seus direitos e teve a oportunidade de comunicar a prisão a familiares. Para isso, um dos celulares foi temporariamente deslacrado, com a devida autorização, e relacrado após o uso.

Investigação.

A ocorrência foi registrada como flagrante delito por tráfico de drogas e insumos para fabricação de entorpecentes, no caso a cafeína. O caso segue em investigação para determinar o destino e a origem da substância apreendida. O suspeito permanecerá detido até a audiência de custódia, marcada para esta quinta-feira (19), quando sua situação será reavaliada pelo Judiciário, na audiência de custódia.

A operação destaca o esforço contínuo das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e insumos ilícitos na região do Vale do Paraíba.

Comentários

Comentários