O Ministério da Defesa da Eslováquia assinou nesta quarta-feira (11) uma Carta de Intenções com o Ministério da Defesa do Brasil para incentivar uma cooperação industrial mais próxima entre os dois países.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Durante visita ao Brasil, o ministro da Defesa da Eslováquia reconheceu que o avião Embraer C-390 Millennium é a opção que melhor atende aos requisitos da futura aeronave de transporte militar da Eslováquia.
O Ministério da Defesa da Eslováquia iniciará as negociações para a aquisição de três aeronaves C-390 em janeiro de 2025.
Também foi mencionada a importância dos países vizinhos que já adquiriram o C-390, possibilitando sinergias em termos de treinamento, logística e cooperação no desenvolvimento de capacidades futuras das suas frotas.
“O C-390 é atualmente a melhor aeronave em sua categoria devido ao seu baixo custo operacional, versatilidade e confiabilidade, sendo capaz de realizar as mais diversas missões a qualquer hora e em qualquer lugar. Estamos certos de que o C-390 é a aeronave mais adequada para atender às necessidades da Força Aérea Eslovaca”, disse Bosco da Costa Junior, presidente & CEO da Embraer Defesa & Segurança.
O C-390 Millennium está rapidamente se tornando a escolha preferida entre os países europeus membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e seus aliados, contribuindo para a modernização das suas forças armadas, acrescentando novas capacidades e aumentando a sua interoperabilidade com as forças aliadas.
A aeronave fabricada pela Embraer está em operação em Portugal e na Hungria, e já foi adquirido por Holanda, Áustria e República Tcheca, além da Suécia, que recentemente selecionou a aeronave. Brasil e Coreia do Sul completam a crescente lista de nações que optaram pelo C-390.
Desde sua entrada em serviço na FAB (Força Aérea Brasileira), em 2019, e na Força Aérea Portuguesa, em 2023, a frota em operação acumulou mais de 15,5 mil horas de voo, com disponibilidade operacional em 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria.