São José dos Campos é um dos 62 municípios do país contemplados pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal, para construir uma nova maternidade pública. O investimento é de R$ 153 milhões.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A cidade foi selecionada após processos de trocas, desistências ou substituição das propostas aprovadas anteriormente.
Atualmente, São José tem apenas uma maternidade pública, no Hospital Municipal, na Vila Industrial, com 76 leitos. Em média, a cidade tem 500 partos mensais.
A expectativa da Prefeitura de São José dos Campos com a nova maternidade é devolver leitos do Hospital Municipal para casos clínicos e ampliar o atendimento à saúde da mulher.
“Assim que passar pela Comissão Intermunicipal, possivelmente aprovando o nosso projeto, então teremos uma maternidade de porte dois, que contempla de 101 a 150 leitos e isso vai ser um ganho enorme para a nossa região do Alto Vale”, disse Margarete Correia, secretária de saúde, em entrevista ao G1.
Segundo ela, o total de partos por ano poderá aumentar de 10 mil para 11,5 mil com a nova estrutura.
O Ministério da Saúde informou que as obras do PAC para maternidades, policlínicas e hospitais regionais são monitoradas pelo Ministério da Saúde e acompanhadas pela Caixa Econômica Federal.
Para receber o dinheiro, a prefeitura terá que enviar o projeto de engenharia e o processo licitatório para a Caixa, que vai analisá-los, para então autorizar a liberação dos recursos e o início da obra.
Até o momento, segundo o Ministério da Saúde, São José formalizou o Termo de Compromisso, sem ainda enviar as demais documentações necessárias.