O Departamento de Trânsito de Pindamonhangaba, em parceria com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), realizou uma blitz na avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, próxima à Drogaria São Paulo. A operação, na última quarta-feira (4) teve como objetivo fiscalizar motocicletas com escapamentos adulterados que produzem barulho excessivo, além de verificar documentação e outras irregularidades.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Durante cerca de duas horas, os agentes abordaram 13 motocicletas, das quais oito foram autuadas por problemas relacionados à documentação. A ação faz parte de uma iniciativa para combater a emissão de ruídos excessivos e perturbação do sossego público, práticas que violam o Código de Trânsito Brasileiro e uma lei municipal.
“Nosso objetivo é coibir o barulho causado por motos com escapamento modificado e carros com som elevado, especialmente em locais como bares, adegas e pontos de ‘rolezinhos’. Além disso, manteremos ações-surpresa durante a semana”, disse o secretário de Segurança Pública, Fabrício Pereira.
Desde novembro, operações integradas com a Polícia Militar, GCM e Secretaria de Administração vêm sendo realizadas para combater essas infrações. O uso de escapamentos adulterados, além de gerar poluição sonora, é uma infração grave conforme o CTB, sujeita a multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo.