Adegas no alvo.
Em menos de um mês, a Polícia Militar vistoriou 500 adegas e bares em toda a região do Vale do Paraíba. É a 'Operação Impacto', iniciada em 8 de novembro, com objetivo fiscalizar estabelecimentos e reduzir os índices criminais.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Até aqui, de acordo com o comandante da PM no Vale do Paraíba, coronel Luiz Alves, a operação teve saldo de 7.589 pessoas foram abordadas, com a prisão de 108 suspeitos, incluindo 76 foragidos da Justiça. Além disso, foram apreendidos 62 quilos de drogas e 19 armas de fogo.
“É uma operação eficaz que visa melhorar a segurança pública e a vida do cidadão. Adegas e bares precisam operar dentro da legalidade, mas infelizmente alguns desses locais têm se tornado pontos de criminalidade e até centros de lavagem de dinheiro”, disse o coronel Alves.
A operação também busca combater a perturbação de sossego. O comandante ressaltou que comerciantes regulares não precisam se preocupar, pois a fiscalização é direcionada aos estabelecimentos que não cumprem as normas.
Além da atuação ostensiva da PM, o coronel enfatizou a importância de uma abordagem integrada, envolvendo municípios, prefeitos, vereadores e outras forças, como Polícia Civil, Polícia Federal e Ministério Público. “Segurança pública eficaz precisa de união. Muitas das regras são municipais e dependem dessa parceria para fechar estabelecimentos ilegais”, explicou.
A operação deve seguir até fevereiro. A RMVale é a região recordista em homicídios no estado de São Paulo.