Após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral), Aparecido Donizete da Silva, de 62 anos, permanece internado no Pronto-Socorro Dr. Álvaro Azzuz desde segunda-feira, dia 2, enquanto aguarda transferência para a Santa Casa de Franca.
Segundo familiares, além da longa espera por tratamento especializado, ele não tem recebido a assistência médica necessária, o que aumenta a preocupação com seu estado de saúde.
A sobrinha e afilhada de Aparecido relatou momentos de angústia ao lado do tio. “Na segunda-feira, achamos que ele estava tendo um surto, mas, na verdade, ele estava infartando e sofrendo um AVC. Desde então, ele está no pronto-socorro, totalmente confuso e querendo sair do hospital.” A família teme o agravamento do quadro devido à falta de atenção adequada na unidade.
“Na terça-feira, tivemos que pedir ajuda para atendê-lo, pois ele começou a ter convulsões novamente, o que acabou resultando em outro AVC”, afirmou a sobrinha. Segundo os familiares, os leitos de neurologia do hospital estão fechados por falta de investimentos da Prefeitura de Franca.
Além da condição de saúde de Aparecido, os familiares relataram que o pronto-socorro está superlotado, com mais de 10 pessoas em situações semelhantes aguardando vagas. “O hospital está cheio, com pacientes em macas. Ele já não aguenta mais ficar internado e quer voltar para sua rotina. Já passamos por situações parecidas e não queremos perder mais um ente querido por causa dessa falta de assistência”, desabafaram.
Secretaria de Saúde de Franca
A Secretaria de Saúde de Franca informou, em nota, que o paciente está sendo assistido pelas equipes médicas e de enfermagem do Pronto-Socorro Dr. Álvaro Azzuz. Ele foi inserido no Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp), que gerencia o acesso aos leitos nos hospitais conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde), e aguarda a liberação de uma vaga para transferência hospitalar.
Secretaria de Saúde do Estado
A Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) confirmou que a transferência do paciente para a Santa Casa de Franca foi autorizada. A unidade de origem é responsável por providenciar o transporte adequado e seguro do paciente, segundo a Secretaria de Saúde do Estado.
Comentários
1 Comentários
-
Jesuino Salgado 05/12/2024Tá fu.......