Um estudo revelou que metade dos alunos brasileiros do 4º ano do ensino fundamental não sabe realizar cálculos básicos de matemática, como a tabuada. O levantamento, feito pelo Timss (Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciência), apontou que 51% das crianças de 9 anos apresentam dificuldades para resolver operações simples, como “200 – 150” ou “300 + 120”, e interpretar gráficos básicos. Esses estudantes não atingem sequer o nível considerado “baixo” de proficiência.
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A pesquisa, divulgada pela IEA (Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional), também mostrou que a média dos alunos brasileiros nessa etapa foi de 400 pontos na escala do Timss, enquanto a média global foi de 503 pontos. O Brasil ficou à frente apenas de Marrocos, Kuwait e África do Sul entre os 64 países participantes, evidenciando um atraso equivalente a três anos escolares em relação ao desempenho internacional.
Além do 4º ano, o estudo avaliou alunos do 8º ano (13 anos). Nesse grupo, mais de 60% não alcançaram o nível básico, o que indica dificuldades com conceitos fundamentais, como identificar formas geométricas simples, interpretar gráficos e compreender proporções lineares. A média foi de 378 pontos, superando apenas o Marrocos.
Os resultados refletem a precariedade do ensino no Brasil, especialmente em matemática. Mesmo em ciências, onde o desempenho foi um pouco melhor, 39% dos alunos do 4º ano e 42% dos estudantes do 8º ano não demonstraram conhecimento básico sobre temas como meio ambiente, funcionamento de células e distinção entre reações químicas e físicas.
Embora a pesquisa seja a primeira participação brasileira no Timss, os dados reforçam uma tendência já evidenciada em outras avaliações internacionais, como o Pisa: o Brasil enfrenta sérios desafios para garantir educação de qualidade e preparar seus estudantes para o futuro.