FRENTE FRIA

Defesa Civil alerta para risco de temporais no Vale nesta semana

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução / Fernando Frazão / Agência Brasil
Chuva intensa acompanhada de rajadas de vento
Chuva intensa acompanhada de rajadas de vento

A primeira semana do mês de dezembro começa com a passagem de uma frente fria pelo estado de São Paulo causada por um ciclone extratropical que passa longe da costa, conforme previsão do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil Estadual.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

A mudança no tempo vai ocorrer a partir desta terça-feira (3). O calor intenso sentido nos últimos dias dará uma trégua e as temperaturas não passarão de 26°C. Além das temperaturas mais baixas, haverá temporais em todo o estado, incluindo o Vale do Paraíba.

Por causa do sistema pré-frontal, as chuvas já começam nesta segunda-feira (2), com forte intensidade. A terça e quarta-feira serão marcadas por tempo nublado e chuva ao longo de todo o dia, com períodos em que as precipitações ficarão intensas e haverá rajadas de vento e queda de raios.

A previsão é que chova em todas as regiões do estado, no entanto, o maior volume de chuva ocorrerá em Araçatuba, São José do Rio Preto, Araraquara, Barretos, Franca e Ribeirão Preto. Alguns locais poderão registrar rajadas de vento entre 50 km/h e 60 km/h.

Segundo o meteorologista Willian Minhoto, da Defesa Civil estadual, a primeira quinzena de dezembro terá a passagem de frentes frias pelo estado de São Paulo, o que provocará chuvas recorrentes. “Os atuais modelos meteorológicos indicam pelo menos a passagem de três frentes frias durante a primeira metade do mês”, disse.

Cuidados durante temporais.

Os temporais costumam ter curta duração, no entanto, possuem grande intensidade de chuva e são acompanhados de rajadas de vento e queda de raio. Exatamente por esta condição que eles apresentam risco de transtorno, principalmente em centros urbanos, com formação de áreas alagadas e enxurradas.

Durante estes temporais, a Defesa Civil orienta à população a se proteger em locais seguros e evitar transitar por áreas sujeitas a alagamentos. Uma lâmina com 30 cm de água pode arrastar um carro.

Quem mora em áreas de risco precisa ficar atento com a encosta, já que volumes grandes de chuva aumentam a chance de ocorrências de escorregamento de terra. Sinais como surgimento de rachaduras nas paredes do imóvel, postes ou árvores inclinados e água lamacenta descendo do morro são sinais de um possível deslizamento. Com qualquer uma destas situações a pessoa deve deixar o local e acionar a Defesa Civil.

Antes da chegada dos temporais, o CGE encaminha mensagens de alerta para a população através do SMS 40199. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e colocar o CEP da localidade de interesse.

Novo sistema de alerta.

O novo sistema ‘Defesa Alerta’ começará a funcionar em todo o estado de São Paulo nesta quarta-feira (4). Agora, quem estiver em uma área com risco de desastre receberá um alerta independentemente de cadastro prévio. Desde agosto o sistema já vinha sendo testado em São Sebastião.

A partir de agora, todas as pessoas que tiverem um celular com tecnologia 4G ou 5G receberão alertas da Defesa Civil. O sistema funciona mesmo com o aparelho sem crédito ou no modo silencioso. A nova ferramenta será utilizada em caso de eventos severos ou extremos, como o ocorrido em São Sebastião ano passado.

Durante o alerta, os telefones vibram e emitem um sinal sonoro com duração de cerca de 10 segundos. A mensagem de texto se sobrepõe ao conteúdo que está sendo visualizado na tela, e o cidadão só consegue continuar utilizando o aparelho depois que visualizar o conteúdo da mensagem.

Comentários

Comentários