Respeito, equidade e inclusão não são temas passageiros na Paschoalotto, mas sim valores intrínsecos à cultura da empresa, um legado construído desde seus primórdios pelo fundador da empresa, Nelson Paschoalotto, destaca a assessoria de imprensa. De acordo com o departamento de comunicação, essa cultura, que valoriza a diversidade como um ativo essencial, ficou ainda mais evidente no Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Na data, a Paschoalotto reforçou seu papel como uma das empresas pioneiras do interior de São Paulo na implementação de políticas afirmativas voltadas para a diversidade racial.
Com 45% dos seus colaboradores se autodeclarando pretos ou pardos, a empresa destaca-se pela valorização de iniciativas inclusivas que promovem o desenvolvimento profissional de pessoas negras em todos os níveis hierárquicos. Segundo a Gerente de Responsabilidade Social, Rosana Camargo, a empresa dispõe de um Comitê de Diversidade e Inclusão (D&I) e um Grupo de Afinidade Étnico-Racial, que juntos desempenham um papel importante na promoção de um ambiente de trabalho mais equitativo e representativo.
As ações afirmativas implementadas pela empresa impactam positivamente os colaboradores, proporcionando acesso a programas de capacitação, maior visibilidade e reconhecimento, redução de barreiras invisíveis e um sentimento de inclusão e apoio como destaca Ana Karoline de Souza Lombardi, Coordenadora de Departamento Pessoal e membro do Comitê D&I. "Parafraseando Maya Angelou: 'Chego como uma, mas levo comigo dez mil'", diz.