CORRIDA

Corta Mato da Esalq/USP fecha a temporada com prova no domingo

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Will Baldine/JP
A corrida irá completar, em 2025, quatro décadas de atividades
A corrida irá completar, em 2025, quatro décadas de atividades

A corrida Corta Mato chega neste domingo (1º) a sua última edição deste ano, no campus da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). A prova acontecerá, excepcionalmente, a partir das 8h15, quinze minutos depois do horário tradicional.

A pequena mudança na largada foi feita para que os atletas que participarão da Volta da USP, outra corrida deste domingo, possam também estar na Corta Mato. A prova é totalmente gratuita e os organizadores pedem que os atletas cheguem pelo menos meia hora antes ao prédio central da Esalq.

A corrida irá completar, em 2025, quatro décadas de atividades. A ideia dos idealizadores era se encontrar todo o primeiro domingo do mês na Esalq/USP para celebrar a vida por meio do esporte. A Corta Mato é uma tradição na cidade e reúne não somente pessoas ligadas à universidade, mas todos aqueles que gostam de muita adrenalina.

Essa aventura começou no início do ano de 1985, composta por um grupo de pessoas comuns e corredores mais experientes. Eles corriam na Esalq/USP todos os dias, nos finais de tarde, alguns juntos e outros não, pois o ritmo e o preparo físico eram diferentes.

Após os treinos, se sentavam na escadaria em frente ao prédio central do Campus para um bate-papo descontraído.

Quanto ao trajeto da Corta Mato, inicialmente foi idealizado um primeiro percurso que margeava o rio Piracicaba, mas era perigoso devido a árvores caídas, cobras, porcos do mato e outros inconvenientes.

Então, foi elaborado um segundo trajeto, que teve que ser abandonado após o surto de febre maculosa ocorrido há uns 20 anos. O trajeto atual de 6.750 m. Também, foi acrescentado um percurso mais curto, mais plano e mais acessível.

SIGNIFICADO
O termo “corta mato” é uma designação que os portugueses davam às corridas desta categoria, que aconteciam em terreno misto, terra-asfalto-pedra, com vegetação e elevações.

Comentários

Comentários