A operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público e das polícias Civil e Militar no Vale do Paraíba prendeu seis pessoas e apreendeu mais de R$ 200 mil em dinheiro, além de seis armas, entre elas um fuzil, celulares, computadores e carros.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e seis de prisão temporária no Vale e em São Paulo. A ação investigou empresários de São José dos Campos e Jacareí suspeitos de lavagem de dinheiro, além de extorsão e tráfico de drogas.
Uma padaria de São José dos Campos e uma loja de carros de Jacareí estiveram entre os alvos das buscas.
“São pessoas ligadas a vários ramos de atividades. São empresários da cidade, mas que tem um passado, digamos, na criminalidade organizada e hoje atuam em várias frentes, principalmente em lavagem de dinheiro”, disse o promotor do Gaeco, Alexandre Castilho.
Segundo o MP, os alvos da operação são suspeitos de integrarem uma organização criminosa. A investigação começou depois que a polícia identificou que os suspeitos ostentavam patrimônio incompatível com a real situação financeira.
De acordo com as investigações, o grupo fazia a lavagem de dinheiro e conseguia ganhos financeiros altos com empréstimos de dinheiro a juros abusivos e extorsão de devedores inadimplentes. Ainda existe a suspeita que o grupo usava o dinheiro para financiar o tráfico de drogas.