Uma ação do Ministério da Agricultura e Pecuária apreendeu 14 mil mudas de árvores frutíferas e 9 mil litros de suco em Pinda. A fiscalização aconteceu entre 4 e 7 de novembro em diversos estabelecimentos comerciais de Pinda e da região metropolitana do Vale do Paraíba.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A fiscalização envolveu equipes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) no Vale e percorreu 636 quilômetros para acessar os estabelecimentos fiscalizados. Em Pinda, como a produtora não estava inscrita no Ministério foi autuada e orientada a regularizar a situação. No local, os fiscais apreenderam 14 mil mudas de espécies frutíferas e 8.719 litros de suco. O produto seria vendido a prefeituras da região para o consumo na merenda escolar.
Foram fiscalizados produtores de mudas de espécies frutíferas e de gramíneas de Campos do Jordão e São José dos Campos, além de estabelecimentos relacionados à produção orgânica localizados em Jacareí e Pindamonhangaba. Houve coleta de amostras de produtos vegetais para aferição laboratorial da qualidade orgânica.
Estiveram representados os setores de inspeção de mudas e sementes, de produtos orgânicos e a unidade regional do Mapa em Guaratinguetá. As ações como estas irão continuar na região do Vale do Paraíba e as equipes já planejam repetir em 2025 o trabalho conjunto na região.