Centenas de peixes apareceram mortos no rio Paraíba, em Caçapava. A constatação foi feita pelo pescador Marcelo Maximiliano, que mora no bairro residencial Jardim Eldorado. O rio passa atrás da casa dele.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Também morador de Caçapava, André Matias percorreu o rio Paraíba neste domingo (17) até Quiririm, em Taubaté, e disse nunca ter visto tantos peixes mortos no leito do Paraíba como agora.
Marcelo contou que o problema acontece desde sexta-feira (15), ocasião em que a correnteza começou a trazer os peixes mortos. Até a tarde deste domingo (17), o problema persistia.
O pescador acredita que algum produto químico possa ter sido jogado na água na região de Jacareí ou de São José dos Campos, o que diminui a oxigenação da água e causa a morte dos peixes.
André, que é praticante de pesca esportiva no rio Paraíba, se disse entristecido com a situação que observou neste domingo. Ele percorreu 19 km de barco até a divisa com Tremembé.
Entre os peixes mortos, é possível ver exemplares de grandes peixes no rio, como piau, tilápia e mandi. A reportagem entrou em contato com a Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo) e aguarda uma resposta do órgão sobre as causas da mortandade de peixes.