O jovem de 21 anos que morreu após uma intervenção policial na manhã de terça-feira (5), em São José dos Campos, ameaçou se matar com uma faca e também ameaçou os policiais e a própria mãe antes de ser contido pela Polícia Militar.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A ocorrência foi registrada por volta das 8h10, na rua Rômulo Sellos Rodrigues, no bairro Jardim República. Policiais militares foram acionados para atender a uma situação envolvendo o jovem.
Segundo o registro da PM, a vítima foi inicialmente encontrada em frente à residência, mas, ao perceber a presença dos policiais, retornou para dentro de casa e trancou o portão. Em seguida, ele saiu novamente, questionando de forma exaltada a presença dos agentes.
A mãe do jovem, de 38 anos, informou aos policiais que o filho estava dentro da casa segurando uma faca no pescoço e ameaçando se matar.
Momentos depois, o jovem saiu para a calçada, mantendo a faca próxima ao pescoço e fazendo gestos ameaçadores em direção aos policiais e à mãe.
Os policiais tentaram negociar com ele verbalmente, mas ele continuou a agir de forma agressiva, segundo a PM. Para conter a ameaça, os policiais utilizaram um dispositivo de imobilização neuromuscular (Taser), que levou o jovem a entrar em um estado convulsivo temporário.
Após a convulsão, o jovem permaneceu agressivo, sendo necessário o reforço policial e o uso de algemas de tornozelo para contê-lo. Durante a intervenção, os policiais perceberam sinais de que ele estava sob efeito de substâncias entorpecentes, como “bala”, K2 e spice.
Quando ele parou de reagir, os policiais iniciaram os procedimentos de reanimação cardiopulmonar. O Samu foi acionado e chegou com uma equipe médica. No entanto, após diversas tentativas de ressuscitação, o jovem foi declarado morto no local.
Durante a ocorrência, a polícia apreendeu uma faca de cabo preto, da marca Tramontina, que estava em posse do jovem. O caso foi registrado como "Morte decorrente de intervenção policial" e "Homicídio", na categoria de localização e apreensão de objeto não criminal.
A Polícia Civil agora investiga o caso para esclarecer as circunstâncias da intervenção policial que resultou na morte do jovem. A ocorrência foi registrada no 3º Distrito Policial de São José dos Campos
* Com informações do Vale 360 News