A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) publicou, na sexta-feira (1º), a portaria que traz os critérios de aeronavegabilidade para o carro voador EVE-10, da Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer. O documento traz a base regulatória que será observada para a certificação do modelo em curso na agência.
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A aeronave da Eve será fabricada em Taubaté, no Vale do Paraíba. A empresa já tem 2.900 encomendas para o veículo aéreo, passando de R$ 80 bilhões em intenções de compra.
O documento da Anac apresenta os critérios que a aeronave precisa cumprir, quanto à estrutura, sistemas de controle, propulsão e bateria, por exemplo. Essas informações são determinantes para assegurar a segurança do voo.
A Eve também precisará determinar uma velocidade mínima segura da aeronave para cada condição de voo, além de apontar o desempenho de decolagem e informações sobre pouso. A Anac estabeleceu ainda que a aeronave deve ser controlável e manobrável, sem exigir habilidade de pilotagem excepcional.
A publicação dos critérios de aeronavegabilidade é passo importante para o processo de certificação da aeronave, já que se trata de um equipamento totalmente novo no setor aéreo e não há regulamento que possa ser prontamente utilizado como base de certificação.
Por se tratar de uma nova tecnologia, a Anac abriu, em dezembro de 2023, uma consulta setorial para que empresas, autoridades certificadoras e a sociedade pudessem contribuir com o documento, a fim de alinhar práticas já adotadas internacionalmente e para que o produto brasileiro possa competir de forma justa no mercado internacional. Ao todo foram apresentadas 297 contribuições ao texto, o que robustece o processo de certificação da agência.
Finalizada a fase de definição da base de certificação, tem continuidade a fase de aprovação dos planos de certificação e demonstração de cumprimento com os requisitos por parte da Eve. Na sequência, virá a fase de verificação de cumprimento, para enfim ser emitida a certificação.
Principais critérios estabelecidos pela Anac para o carro voador:
Aeronave deve estar livre de oscilações perigosas e instabilidades aeromecânicas para todas as configurações e condições de operação no solo e em voo.
Aeronave deve estar livre de vibração, reversão de controle e divergência.
Dados do projeto devem definir adequadamente a configuração da peça, artigo ou conjunto, suas características de projeto e quaisquer materiais e processos usados;
Portas, marquises e saídas devem ser protegidas contra abertura inadvertida durante o voo, a menos que seja demonstrado que não criam perigo quando abertas durante o voo.
Aeronave deve fornecer proteção a todos os ocupantes, levando em consideração as prováveis condições de voo, solo e pouso de emergência.
Aeronave deve ser capaz de voar e pousar continuamente com segurança após o impacto com um pássaro de 1 kg.
Ter meios de saída que possam ser facilmente localizados e abertos de dentro e de fora. Os meios de abertura devem ser simples e óbvios e marcados dentro e fora da aeronave.
Aeronave deve fornecer a cada ocupante ar com pressão respirável, livre de concentrações perigosas de gases, vapores e fumaça durante as operações normais e prováveis falhas.
Projeto e a construção do motor e os materiais usados ??devem minimizar a probabilidade de ocorrência e propagação de fogo durante a operação normal e condições de falha, e devem minimizar o efeito de tal incêndio.
Ingestão de chuva, gelo e granizo não deve resultar em operação anormal, como desligamento, perda de potência, operação irregular ou oscilações de potência em toda a faixa de operação do motor.
Cada motor deve ser submetido a testes de calibração para estabelecer suas características de potência e as condições antes e depois das demonstrações de resistência e durabilidade especificadas.