Foi lançado em São José dos Campos o livro ‘Saga – Do 14-bis à criação da Embraer’, que revela a trajetória dos principais pioneiros da indústria aeronáutica brasileira de maneira inédita, correlacionando aos fatos econômicos e políticos do século 20.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
O livro celebra o idealismo de Casimiro Montenegro Filho, Ozires Silva e Paulo Victor da Silva e a capacidade de realização de grandes projetos, sem deixar de revelar as correntes históricas que, até os dias atuais, dificultam o desenvolvimento industrial.
A narrativa cruza a saga dessas três personalidades com os momentos políticos e econômicos do Brasil, mostrando que a criação da Embraer não foi apenas fruto do sonho de infância de Ozires, mas sim um grande esforço coletivo daqueles que lutaram pelo desenvolvimento tecnológico do país.
O lançamento da obra contou com iniciativa da Associação Invoz e com a presença de mais de 250 convidados, entre autoridades civis e militares, especialistas e profissionais do setor, representantes e ex-colaboradores da Embraer.
O livro doi lançado na sede da APVE (Associação dos Pioneiros e Veterano da Embraer), na região central de São José, na última terça-feira (29), data que marca os 120 anos de nascimento de Casimiro Montenegro Filho, e também por estar no mês do primeiro voo do avião Bandeirante, em 22 de outubro de 1968, e do voo de Santos-Dumont com seu 14-bis, em 23 de outubro de 1906.
Paixão por aviação.
O livro foi escrito pelo jornalista e apaixonado por aviação Rui Gonçalves Barbosa, que se dedicou por três anos nas pesquisas para a obra. Ele correlacionou os momentos históricos do século 20 com as alternâncias de poder e crises políticas, interferências militares nos rumos do Brasil e como tudo isso gerou as condições para a criação da terceira maior fabricante mundial de aviões. Veja mensagem do autor em vídeo (abaixo).
“O livro nasce de minha curiosidade para entender como foi possível uma indústria nascer dentro da estrutura da Força Aérea. A resposta está na soma de idealismo, coragem, resiliência, acesso à educação de qualidade e a capacidade de convencer mais e mais pessoas a se envolver com o projeto. Uma receita simples de entender, mas difícil de reunir e aplicar. Porém, mostra que podemos repetir a receita de sucesso se assim desejarmos”, disse o autor.
O jornalista e também escritor Ricardo Lessa esteve presente no lançamento e foi um dos incentivadores de Rui para a realização da obra. No evento eles realizaram um rápido bate-papo sobre a obra.
“Há anos conheço Rui, excelente jornalista e um apaixonado por aviação, e desde 2017 vinha falando para ele registrar essa história. Ninguém melhor do que ele para escrever essa obra, por tudo que viveu e ainda vive com o universo e com as pessoas ligadas à aviação e à aeronáutica”, disse Lessa.
Durante o cerimonial do evento, o brigadeiro do ar Eduardo Alexandre Bacelar, representante do comandante do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), comentou a importância do livro. “Muitos integrantes da Força Aérea não conhecem a história. Vivem uma vida dentro da aeronáutica, mas desconhecem estes nossos heróis que compõem a Saga”.
“É fundamental destacar que o livro mostra que o processo da criação da Embraer não foi algo simples, foi tudo feito com muito esforço, que resultou em algo que todos respeitam e valorizam”, declarou o reitor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Antônio Guilherme de Arruda Lorenzi.
A obra foi possível graças à Lei de Incentivo Fiscal à Cultura de São José dos Campos e à Embraer. A primeira edição tem distribuição gratuita. No evento de lançamento, o livro foi entregue aos convidados e também será destinado às bibliotecas do município, escolas públicas e instituições.
“A associação Invoz tem a missão de preservar a história e a cultura da aviação. Essa obra consolida o nosso objetivo. O livro ficou incrível tanto pela condução do enredo, dos fatos históricos, quanto com relação à qualidade. Estamos felizes e temos certeza de que o livro ‘Saga – Do 14-bis à criação da Embraer’ encantará os leitores pelas informações e curiosidades que Rui conseguiu reunir”, afirmou Neide Pereira Pinto, presidente executiva do Invoz.