BAURU

Terapia Assistida por Animais é tema de projeto na Fundação Casa


| Tempo de leitura: 1 min
Uma parceria muito saudável. Ação objetiva mostrar para os adolescentes como os pets podem ajudar na saúde mental
Uma parceria muito saudável. Ação objetiva mostrar para os adolescentes como os pets podem ajudar na saúde mental

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Nelson Mandela (DRS), em Bauru, participaram recentemente de mais uma ação do Projeto "Cão Amigo na Fundação CASA", que envolve a visita de cãezinhos ao centro socioeducativo, como forma de trabalhar o conceito da Terapia Assistida por Animais (TAA).

O projeto foi idealizado pelos servidores do centro socioeducativo e é encabeçado pelo enfermeiro Edgar da Silva Pedro, que é criador especializado de cães das raças Cavalier King Charles.

A ação é coordenada ainda pelas psicólogas Leila Denise Litrento Cervantes, Ana Maria Merlin Persin, Edina Maria Marques Gonçalves, Eliza Massafera Salles Tavares, pela agente educacional, Maria Silvia Soares Rodrigues, pelas assistentes sociais Janaina Pereira Genaro, Sandra Maria Tomazi Rissato e Mônica Gambato Mello, e pelos profissionais de educação física Edison de Oliviera e Jean Carlos Luiz.

Durante visita, adolescentes do centro serão divididos em turmas de 15 participantes cada. Em cada encontro, é realizada uma roda de conversa, onde os jovens entendem a importância do contato com os animais, como eles podem atuar como suportes emocionais e recebem ainda noções de cuidados, higiene e bons-tratos com esses animais de estimação. Na sequência, os jovens interagem brincando com os PETs trazidos ao centro. Os cachorros são previamente adestrados e habituados com esse tipo de contato, além de terem vacinas e vermifugação em dia.

Comentários

Comentários