Uma família de Joinville, no Norte de Santa Catarina, foi surpreendida ao descobrir que sua golden retriever, Nina, de 45 kg, engravidou enquanto eles estavam de férias – e o pai dos filhotes é um shih tzu, raça de porte pequeno que pesa entre 4 e 7,5 kg na idade adulta. A tutora Marcia Tasca revelou ao G1 que só percebeu a gravidez aos 50 dias de gestação.
"Nem passou pela minha cabeça que ela pudesse estar grávida", disse Marcia, que, após ligar os pontos, concluiu que o cruzamento teria ocorrido em um hotel para pets onde Nina passou dois finais de semana. Ao questionar a administração, soube que havia um shih tzu não castrado hospedado no mesmo período. O caso inusitado viralizou e ultrapassou 3,5 milhões de visualizações nas redes sociais.
Nina deu à luz nove filhotes no dia 20 de setembro, por meio de cesárea, e foi castrada logo após o procedimento. Marcia decidiu arcar sozinha com os custos da gestação e cuidados dos filhotes e preferiu não informar o ocorrido aos tutores do shih tzu.
Entre os filhotes, um chamou atenção: apelidado de “Zé Milagre,” ele nasceu com um terço do tamanho dos outros e pesa 1 kg, enquanto os irmãos já pesam cerca de 2,8 kg com pouco mais de 30 dias de vida. "O veterinário comentou que, sendo o pai um shih tzu, faz sentido que ele seja menor e tenha sobrevivido", disse a tutora.
O golden retriever, uma raça de porte grande, pesa em média 30 kg na fase adulta, enquanto o shih tzu é de porte pequeno e varia entre 4,5 e 7,5 kg, de acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC).