A eleição municipal no último domingo (6) provocou paixões exacerbadas entre militantes de Paraibuna, no Vale do Paraíba. Houve briga generalizada, gente armada, tiro para o alto para dispersar multidão e até resgate de candidato ameaçado de agressão.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
A confusão foi registrada em vídeos por moradores da cidade, que mostraram-se indignados com os conflitos entre militantes políticos. Os problemas ocorreram durante a votação e após o começo da apuração.
“Teve briga e alguém puxou uma arma e gerou toda a confusão. Tinha crianças ali por perto. É um absurdo que isso aconteça na cidade”, disse uma moradora.
A aglomeração de pessoas ocorreu perto de um bar que fica nas proximidades de duas escolas da cidade, que tiveram seções de votação: EMEF Irene Alves Lopes Irmã Zoé e a escola estadual Coronel José de Camargo, ambas na região central.
“A confusão se dá por conta de candidatos que ficam circulando por ali. Daí, junta candidatos, apoiadores, ficais dos partidos e curiosos e a confusão acontece”, afirmou um morador.
As imagens mostram pessoas brigando e ameaçando outras de agressão. Também é possível ver o delegado da cidade, Rafael Pellizzola, usando uma arma para atirar para o alto e tentar dispersar a confusão, que ameaça se generalizar. Em outras imagens também aparecem policiais militares. O clima é de tensão.
Resgate.
Segundo moradores, o ex-vereador que foi novamente eleito nesta eleição, Marcelo André (PT), precisou ser resgatado de uma casa por causa de pessoas que ameaçavam agredi-lo. Ele saiu do imóvel em um carro de um amigo, com seguranças.
“Juntaram umas pessoas e tentaram me agredir. Era 16h30 e estavam cercando a casa de um apoiador nosso. Tem um bar ali em que ficam bebendo e fazendo arruaça”, contou Marcelo.
“Quando sai na rua, uns caras tentaram vir para cima, e um carro me tirou de lá; Tinha uma empresa de segurança que foi dar apoio, de.um irmão de um candidato a vereador que deu esse apoio.”
Marcelo disse que conversou com o delegado da cidade e o juiz eleitoral, e que registrou um boletim de ocorrência. “Tinha muita gente provocando e quase saiu do controle.. Houve confusão mesmo no local. Estou preocupado com a moinha segurança”, afirmou o vereador eleito.
Polícia.
Em nota, a SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública) informou que as polícias Civil e Militar atuaram de forma coordenada para conter um conflito entre populares, neste domingo (6), na região central de Paraibuna.
“Após o resultado das eleições, ocorreram aglomerações, onde motociclistas e outras pessoas hostilizaram os policiais. Para dispersar a multidão e garantir a segurança de todos e manutenção da ordem pública, foi realizado um único disparo de uma munição não letal, para o alto. Não houve feridos e ninguém foi preso. Uma motocicleta foi apreendida por irregularidades de trânsito”, completou a pasta.