ARMA DE FOGO

Adolescente é apreendido por ‘testar’ arma de fogo em São José

Por Jesse Nascimento | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Local dos disparos, na zona sul de São José
Local dos disparos, na zona sul de São José

Um adolescente de 17 anos foi apreendido na noite desta quinta-feira (3) após ser flagrado realizando disparos de arma de fogo na rua Mário Pereira Benevides, no bairro Jardim Morumbi, na zona sul de São José dos Campos.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

A ocorrência foi atendida por policiais militares após acionamento via Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), que informou sobre tiros disparados no local por volta das 21h30.

Ao chegarem na rua José Lenir Silvestre, no Morumbi, os policiais foram abordados por moradores que indicaram a direção em que os suspeitos teriam se deslocado, após os disparos.

De acordo com as testemunhas, os homens foram vistos subindo a rua e atirando para o alto. Os policiais se dirigiram ao local indicado e, na rua Mário Pereira Benevides, avistaram dois suspeitos cujas características coincidiam com as informações repassadas pelo Copom.

Ao perceber a aproximação da viatura, um dos suspeitos, posteriormente identificado como o adolescente apreendido, levou a mão à cintura e arremessou um objeto para dentro de uma residência.

Ao tentarem realizar a abordagem, o jovem fugiu, pulando pelos telhados das casas próximas. Diante da situação, os policiais solicitaram reforço e deram início a um cerco na região.

Após buscas intensas, o adolescente foi localizado escondido em um cômodo ao fundo de uma residência na mesma rua. Durante a tentativa de abordagem, o jovem foi contido e algemado para evitar uma nova tentativa de fuga. No quintal de outra residência, onde o adolescente havia arremessado o objeto durante a fuga, foi encontrada uma arma de fogo com sinais de identificação adulterados.

Durante a abordagem e condução à delegacia, o adolescente admitiu ter disparado a arma para “testar” o equipamento. Todas as declarações foram registradas em vídeo, e o jovem, ciente de seus direitos legais, permaneceu em silêncio na presença de sua representante legal.

Após a análise do caso pelo delegado de plantão, foi decretada a apreensão do adolescente por ato infracional equiparado a porte ilegal de arma de fogo com numeração raspada e disparo de arma de fogo em local habitado.

Peritos foram acionados para realizar exames na arma apreendida e a coleta de resíduos de pólvora para o exame residuográfico. Em razão da repercussão social do caso e para garantir a segurança do próprio adolescente, ele foi encaminhado para a Fundação Casa Serra da Mantiqueira, onde permanecerá à disposição da Justiça.

O inquérito policial foi registrado no sistema de Inquéritos Policiais Eletrônicos, e as comunicações de praxe foram realizadas aos órgãos estatais competentes. As investigações continuam para esclarecer todos os detalhes do ocorrido e apurar a possível participação de outras pessoas no ato infracional.

Comentários

Comentários