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Comércio projeta aumento de 7% nas vendas para o Dia das Crianças

Por Leandro Vaz | Taubaté
| Tempo de leitura: 2 min
Da redação
Reprodução
Brinquedos devem ser preferencia no Dia das Crianças
Brinquedos devem ser preferencia no Dia das Crianças

O Dia das Crianças, em 12 de outubro, inaugura o calendário de datas comemorativas do último trimestre, período crucial para o comércio devido à injeção do 13º salário. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região (Sincovat), a expectativa é de um crescimento de 7% nas vendas deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023.

Os setores que devem se destacar são os de roupas, calçados infantis e brinquedos. Caso as projeções se confirmem, o faturamento total deve chegar a R$ 5,4 bilhões, marcando o maior valor registrado para um mês de outubro desde o início da série histórica, em 2008.

"O Dia das Crianças deve confirmar o bom desempenho do nosso comércio este ano. Encerramos o primeiro trimestre com um crescimento de 9,5%, o que é positivo. No entanto, é importante lembrar que faturamento não é sinônimo de lucro. O lojista precisa lidar com margens de lucro muito apertadas, além de enfrentar uma concorrência acirrada, principalmente com as vendas online e a importação de produtos, como os que vêm da China", disse Dan Guinsburg, presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP.

Os preços dos itens mais desejados pelas crianças apresentaram redução em relação ao ano passado, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE. As bicicletas, por exemplo, registraram uma queda de 6,23% nos preços, enquanto os brinquedos caíram 5,71%. Já os itens de vestuário, embora com variação, mantiveram preços abaixo da inflação acumulada dos últimos 12 meses.

Por outro lado, os pais que optarem por presentes relacionados a lazer e turismo terão um aumento nos gastos. A hospedagem teve a maior alta entre os itens monitorados, com um aumento de 10,72%. O preço de atividades culturais, como cinema e teatro, subiu 5,04%, enquanto os pacotes turísticos apresentaram uma queda de 10,11%.

O Dia das Crianças, além de impulsionar as vendas do comércio local, é um termômetro para o desempenho econômico do setor no fim do ano, quando datas importantes como a Black Friday e o Natal prometem movimentar ainda mais o varejo.

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