COMPROMISSO

Alex Madureira assina compromisso com Agenda 2030 de Piracicaba

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min

O deputado estadual e candidato a prefeito de Piracicaba, Alex Madureira (PL), assinou, na última quinta-feira (25), a carta-compromisso com a Agenda 2030. A assinatura aconteceu na sede da Oscip Pira 21 - Piracicaba Realizando o Futuro, responsável pela gestão da Agenda 21 da cidade.
“Ao assinar a carta-compromisso com a Oscip Pira 21 reafirmo meu apoio à Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável de Piracicaba, tanto que muitas das reivindicações desse documento já constam no meu plano de governo”, afirmou Alex Madureira.

O candidato a prefeito de Piracicaba foi recebido por Rafael Roberto Domarco Aloisi, secretário-executivo da Oscip Pira 21; Josué Adam Lazier, secretário executivo adjunto; e Jonas Parisotto, secretário de assuntos jurídicos, que explanaram sobre o plano estratégico da Agenda 2030 de Piracicaba e que engloba os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Claro que minha intenção é a de tentar seguir ao máximo as premissas que contribuam para criarmos um mundo mais sustentável e inclusivo, como orientam as 17 ODSs. Com certeza essas diretrizes servirão como orientação para superarmos os desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes que teremos pela frente”, disse Alex Madureira.

Na ocasião também foram apresentadas as fragilidades do município, como a falta de resiliência para enfrentar as consequências das mudanças climáticas que assolam à população, a questão das habitações subnormais quase triplicaram na última década, passando de 3.768 para 10.425, segundos dado comparativos do IBGE dos Censos de 2010 e 2022), números que evidenciam o crescimento da pobreza da população e, consequentemente, dos aglomerados urbanos.

Em relação à água, a carta-compromisso com a Oscip Pira 21 alerta que o índice de perdas no processo de distribuição de água em Piracicaba está em 53,93%, o que mantém vulnerável o sistema de abastecimento, uma vez que o recomendado deve ser inferior a 20% e está acima da média nacional que é de 35,4%.

“É sabido que há muitas perdas de água durante o tratamento, em vazamentos e também em ligações clandestinas. Já temos esse compromisso firmado em meu plano de governo, que detalha as ações que iremos realizar para sanar essa crise hídrica que assolada”, completou Alex Madureira.

Comentários

Comentários