PROBLEMA

Obra noturna em prédios do Jardim Aquárius causa revolta

Por Leandro Vaz | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Da redação
Divulgação
Profissionais em obra noturna
Profissionais em obra noturna

Moradores do Jardim Aquárius, em São José dos Campos, têm enfrentado semanas de transtorno devido a uma obra noturna que vem gerando barulho intenso, perturbando o descanso de diversas pessoas que vivem nas redondezas. A obra, que acontece na parte externa de três prédios comerciais, tem causado polêmica por ser realizada à noite, com profissionais pendurados por cordas e executando atividades ruidosas.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

De acordo com relatos dos moradores, o incômodo vem do suposto corte e ajuste de ferros na estrutura dos edifícios. "Pelo que parece, eles estão cortando ou ajustando ferros nas torres. Isso já acontece há vários dias. O som de ferro sendo cortado, serrado ou lixado é perturbador", contou um morador, que preferiu não se identificar. Ele reside em um prédio em frente às torres e afirma que a situação tem se tornado insuportável.

Na última terça-feira (24), o som persistente se estendeu até próximo das 23h, gerando revolta nos vizinhos. Irritados com o ruído constante, alguns chegaram a gritar contra os trabalhadores. "Não dá mais. Quem trabalha em casa ou precisa descansar, ou até mesmo quem tem idosos em casa, está vivendo uma situação impossível", desabafou o morador.

A obra está sendo realizada no Centro Empresarial Aquarius By Helbor. No entanto, a reportagem tentou entrar em contato com o local, mas os números disponíveis não atenderam às chamadas.

Regras para obras noturnas
De acordo com a Prefeitura de São José dos Campos, há regulamentações específicas para obras noturnas. Em atividades realizadas ao ar livre, como no caso de construção civil, o limite de ruído permitido é de 85 dB, porém essas obras só podem ocorrer durante o dia. Para obras em ambientes fechados, o limite é o mesmo, com um acréscimo de 5 dB em dias úteis no período diurno.

A perturbação do sossego é caracterizada por qualquer ruído que cause incômodo aos outros, incluindo música alta, obras ou eventos diversos.

Comentários

4 Comentários

  • NESTOR NOGUEIRA DE ALBUQUERQUE 1 dia atras
    Estão agora, neste momento (19h08) novamente no barulhão ... e ninguém fará qualquer ação contra eles, porque 156 é para horário comercial, né? Tipo: nada acontece para precisarmos da Prefeitura nesse horário... Incrível a falta de noção do administrador do prédio!
  • NESTOR NOGUEIRA DE ALBUQUERQUE 1 dia atras
    Isso é aqui ao lado do meu prédio e é MUITO frequente ... parece que os escritórios lá são os piores do mercado, talvez inacabados ou com acabamento ruim, porque sempre há alguém que tem que completar o layout e trocar o que foi feito pela construtora. E a respeito de \"a reportagem tentou entrar em contato\", imagina se vão atender ... até o porteiro alegou para mim (sim, eu FUI lá) que \"não tõ sabendo de obra nenhuma\" ... nas costas dele ... Falta completa de noção de quem autoriza essas obras - falta de respeito com os moradores vizinhos!
  • Chuck 1 dia atras
    Ontem 26 set estavam usando esmerilhadeira ja era mais de meia noite.
  • Laurence Benatti 2 dias atrás
    Aproveitam o período eleitoral (neste período os candidatos dormem) para estorvar os moradores.