TRIBUNAL DO JÚRI

Homem é condenado por agredir mulher com golpes de skate em Bauru

Por Lilian Grasiela e Larissa Bastos | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Larissa Bastos
Skate usado pelo agressor foi apreendido pela Polícia Civil com resquícios de sangue
Skate usado pelo agressor foi apreendido pela Polícia Civil com resquícios de sangue

Nesta terça-feira (10), um homem foi condenado pelo Tribunal do Júri a 16 anos de reclusão, em regime inicial fechado, por tentar matar sua companheira com golpes de skate no Jardim América, em Bauru. O crime ocorreu em 12 de março de 2023 e a vítima, atingida várias vezes na cabeça, sofreu afundamento craniano e ficou internada em estado gravíssimo no Hospital de Base (HB).

Preso desde o crime, Luis Fernando de Souza foi denunciado pelo Ministério Público (MP) e pronunciado por tentativa de homicídio triplamente qualificada (por motivo torpe, recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio).

No julgamento, a defesa do réu alegou que ele portava uma faca e, ao utilizar o skate, não teve a intenção de matar a vítima, mas apenas de agredi-la. O defensor também tentou desclassificar o crime para lesão corporal grave.

O Conselho de Sentença, porém, por maioria de votos, decidiu condenar Souza nos termos da denúncia. Na dosimetria da pena, o Juízo levou em conta, entre outros fatores, os antecedentes criminais dele e o número de golpes.

O fato de o réu ter permanecido ao lado da sua companheira após o crime, sem acionar socorro, também foi considerado pelo magistrado. A pena final, fixada em 16 anos de reclusão, terá de ser cumprida no regime inicial fechado e o acusado não poderá recorrer da sentença em liberdade. O advogado de Souza, João Vitor Seabra Porto, informou que ainda está analisando se irá recorrer da decisão.

Relembre o caso

Conforme divulgado pelo JC, no dia do crime, por volta das 2h30, populares encontraram a mulher, na época com 29 anos, caída em uma rua no Jardim América, com vários ferimentos na cabeça, e acionaram Samu e Polícia Militar (PM).

As equipes da corporação reconheceram a vítima, que vivia em situação de rua, e lembraram que ela costumava andar acompanhada de um homem, também em situação de rua, que seria seu companheiro.

O suspeito, de 35 anos, foi encontrado a cerca de 500 metros do local, na rua Odilon Braga, Vila Aviação. Questionado sobre a mulher, ele teria relatado que eles haviam se desentendido e que ele teria usado seu skate para agredi-la.

A Polícia Civil obteve imagens de câmeras de segurança que registraram quando o homem desferiu golpes com skate na cabeça da vítima, após derrubá-la com uma rasteira. O objeto, com marcas de sangue e um fio de cabelo da mulher, foi apreendido.

A vítima foi socorrida em estado gravíssimo e internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HB com afundamento craniano. O suspeito foi preso em flagrante e teve a prisão preventiva decretada na audiência de custódia a pedido da Polícia Civil.

Comentários

Comentários