AGRONEGÓCIO

Agricultores de Jundiaí alugam maquinários da Patrulha Agrícola

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Agricultores jundiaienses podem alugar maquinários para dar apoio à produção
Agricultores jundiaienses podem alugar maquinários para dar apoio à produção

Em meio a tratores, pulverizadores, plantadeiras, roçadeiras e sulcadores, os agricultores de Jundiaí que aderem ao programa Patrulha Agrícola, da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), têm à disposição maquinários e serviços para utilizarem em suas propriedades a um custo menor do que o mercado oferece. O objetivo é proporcionar aos responsáveis pelas propriedades rurais melhorias na produção, por meio da conservação do solo, plantio e manejo de culturas, correção de acidez e fertilidade, boas práticas agropecuárias e preservação ambiental. Os equipamentos alocados são destinados exclusivamente à execução de serviços dentro das propriedades rurais produtivas do município de Jundiaí.

Desde a implantação do programa, em janeiro de 2020, já foram arrecadados R$ 48 mil em aluguel de equipamentos. A diretora do Departamento de Agronegócios, Isabel Cristina Fialho Harder, explica que o objetivo é atender os produtores com equipamentos e serviços a um custo abaixo do mercado. “Os equipamentos são custeados pela Prefeitura de Jundiaí, com apoio da Associação Agrícola de Jundiaí. Temos atualmente 930 produtores cadastrados no município e todos eles estão aptos a solicitar os equipamentos ou serviços”, orienta.

Prestes a preparar a terra para mais uma safra de milho, o produtor Paulo Sérgio de Castro alugou equipamentos disponíveis no Patrulha Agrícola, já que não possuía alguns adequados para suas necessidades. Ele foi um dos primeiros a recorrer a itens como a plantadeira e o distribuidor de calcário. Para ele, o melhor custo-benefício foi não precisar deslocar-se de uma propriedade para outra para levar materiais. “Além de o serviço ter sido rápido, devido aos profissionais já acostumados a mexer na terra e nos equipamentos, não precisei gastar com transporte ou mão de obra. É uma facilidade para todo agricultor”, comenta Castro, que produz em suas propriedades uva, milho e hortaliças.

Para Robson José Fonte Basso, produtor há 25 anos no bairro da Roseira, utilizar a plantadeira de milho para agilizar o trabalho de plantio foi o melhor negócio que fez, economizando tempo e dinheiro. “Utilizei a máquina no ano passado e foi bom porque eu não tinha esse maquinário na propriedade”, diz o produtor.

Para utilizar os equipamentos disponíveis, o interessado precisa comprovar a atividade rural produtiva, estar cadastrado no Departamento de Agronegócio da UGAAT, não possuir débitos municipais, a propriedade deve estar localizada parcial ou totalmente em Jundiaí e estar inscrita no Cadastro Ambiental Rural (CAR). “Estamos com uma fila de espera devido ao volume de pedidos, por isso o prazo para atendimento chega a 20 dias. Após análise do pedido, é possível saber quanto tempo, por exemplo, o equipamento ficará no local.”

Comentários

Comentários