LUTO NO VALE

Morre aos 76 anos a violeira Maria da Viola, em São José

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Maria da Viola era referência na cultura caipira do Vale
Maria da Viola era referência na cultura caipira do Vale

Morreu aos 76 anos a violeira Maria da Viola, em São José dos Campos, referência na cultura caipira do Vale do Paraíba. A morte foi confirmada pela Urbam. A causa não foi informada.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Maria José da Conceição Rosa se dizia poeta, violeira, mãe e trabalhadora da roça. Ela carregava a alegria e a vontade de viver.

Ela morreu nesta sexta-feira (30) e seu corpo será velado no Velório Municipal de São Francisco Xavier, com o enterro marcado para sábado (31), às 10h, no Cemitério Municipal de São Francisco Xavier, distrito de São José.

“Nossa mestra da cultura de São Francisco Xavier, Maria da Viola, uma artista que deixará saudades. Descanse em paz nos braços de Deus, junto ao Anjo Gabriel”, informou postagem em perfil do Facebook dedicado à artista.

Em maio deste ano, Maria da Viola foi tema de um documentário do Museu do Folclore de São José dos Campos, da série ‘Vida e Viola’, do projeto Diálogos sobre Folclore. O vídeo pode ser assistido no Youtube (clique).

“Se ocê não levar uma vida de paz, pra ter amor ao próximo, aos outros, a vida sua é vazia. Você tem que ter amor àquilo que você faz, ter amor a Deus, amor a tudo que você faz, porque a vida assim é bonita”, disse Maria da Viola.

Nas redes sociais, dezenas de mensagens lamentaram a perda da artista e a homenagearam.

“Descanso nos braços do pai. Uma senhora supercativante, quem teve o prazer de conhecê-la pessoalmente sabe do que estou falando. Deixou seu legado, cumprido.com muita alegria no caminho. Descanse em paz, dona Maria. Tenho certeza que assim como São Francisco Xavier perdeu outros lugares também. Brilhe aí de cima”, escreveu Karoline Lima.

“Uma grande perda Deus a receba de braços abertos”, disse Marco Antonio de Paula. “Hoje o céu está em festa, que Deus conforte os corações dos familiares e amigos”, afirmou Dorinha Rodrigues. E Rute Carolina Pereira completou: “Hoje o céu estará em festa, pois cantará agora pros anjos”.

Comentários

Comentários