QUEIMADAS

Clima quente e seco voltam no Vale e aumentam riscos de queimadas

Por Cíntia Caires | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Fogo em vegetação
Fogo em vegetação

O cenário deve mudar novamente. Após a passagem da frente fria dos últimos dias, o clima volta a esquentar a partir desta sexta-feira (30) e com isso aumenta o risco de queimadas, isso porque a umidade do ar volta a cair no Vale do Paraíba, de acordo com alerta emitido pela Defesa Civil.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

A Defesa Civil informou, por meio de nota, que “os modelos meteorológicos apontam risco de emergência para incêndios, além de altas temperaturas, ventos fortes que podem chegar aos 60km/h e falta de chuva. A baixa umidade relativa do ar também é um agravante para o risco de queimadas.”

A previsão dos próximos dias é feita a partir de uma ferramenta tecnológica que auxilia no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem.

Na última semana, diversas cidades da região, como Tremembé, Bananal e São Luiz do Paraitinga registraram queimadas de grandes proporções.

Por conta do alerta, a Defesa Civil emitiu algumas recomendações:

  • não colocar fogo em áreas de vegetação seca
  • não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias
  • não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo
  • não queimar lixo e não soltar balão

 

 

Comentários

Comentários