CHUVA PRETA

Fumaça de queimadas pode causar ‘chuva preta’ em SP

Por Cíntia Caires | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução / Internet
Fumaça de queimadas pode causar 'chuva preta' em SP
Fumaça de queimadas pode causar 'chuva preta' em SP

A cidade de São Paulo tem a possibilidade de testemunhar uma ‘chuva preta’, neste domingo (25) devido à intensa fumaça causada por conta dos incêndios florestais que tem devastado o interior do estado.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

O que é a chuva preta?

Ela é causada pela combinação de altos níveis de fumaça com a poluição atmosférica já presente na região. Isso ocorre quando partículas de fuligem e outros materiais são lançados na atmosfera, tornando a precipitação visivelmente escura.

“Estamos observando o transporte de fuligem das queimadas, tanto da Amazônia quanto do interior de São Paulo, em direção à Região Metropolitana e ao estado como um todo. Existe a possibilidade de chuva com a presença de fuligem, o que faz com que a água se torne turva e escura”, explicou César Soares, meteorologista do Climatempo, ao G1.

Além disso, os ventos fortes que acompanham o fenômeno podem levantar poeira e causar tempestades de areia em algumas cidades do interior. Na Região Metropolitana de São Paulo, as rajadas de vento podem atingir até 70 km/h, enquanto em áreas como Campinas e no norte do estado, os ventos podem chegar a 90 km/h.

Frente fria.

A cidade de São Paulo também tem previsão de frio neste final de semana, conforme previsão do instituto Climatempo. A queda de temperatura é reflexo de uma frente fria que chega pela região Sul do Brasil.

Ainda de acordo com o instituto, durante o fim de semana, à medida que esta frente fria avança sobre o Sudeste e o Centro-Oeste, o ar frio de origem polar segue pelo interior do país e várias áreas dessas duas regiões também vão sentir a grande queda de temperatura.

Informações do site CNN Brasil

 

 

Comentários

Comentários