EXPLOSÃO

500 bananas de dinamites vão derrubar prédio no Aquárius

Por Leandro Vaz | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Da redação
Eduardo Monteiro
Prédio será derrubado com 500 bananas de dinamite
Prédio será derrubado com 500 bananas de dinamite

A implosão de um prédio de oito andares no Jardim Aquárius, no domingo (25), deve movimentar a vida de quem circula pelo bairro, e principalmente moradores ao entorno da estrutura. Os vizinhos terão que sair de seus apartamentos, além de comerciantes e funcionários, às 9h. O trânsito em ruas e avenidas nas proximidades também será fechado. O acontecimento inédito em São José dos Campos deve chamar a atenção de toda a cidade.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

“A pontualidade é questão de honra para nós. A gente sempre prima em causar o menor transtorno para os moradores. Por isso foi escolhido esse horário, para que não precisem acordar tão cedo e não invada o horário do almoço. A contagem é para o dia, os preparativos estão sendo finalizados, só estamos agregando protocolos adicionais, principalmente contemplando a preocupação dos moradores que é sobre a poeira”, disse a OVALE, Manoel Dias, o Manezinho da Implosão, responsável pela detonação do prédio.

No domingo, às 10h, um botão montado na avenida Cassiano Ricardo, será acionado e em oito segundos, toda a estrutura deve ser derrubada. 75 quilos de dinamites serão utilizados na ação que teve autorização da Defesa Civil e do Exército. Prédios que ficam até 150 metros da estrutura serão esvaziados. “Para a maioria dos moradores, a preocupação era por conta poeira”, disse Manezinho. O detonador fez reunião e assembleia com moradores de pelo menos 15 prédios que ficam na área. “Nós vamos usar três protocolos. Vamos jogar água nas telas através de carros pipas, vamos usar uma estratégia de colocar 30 piscinas de crianças no topo do prédio para gerar um efeito de cascata de água. E o outro é que teremos uma brigada de incêndio no condomínio Boulevard, com várias mangueiras de água jogando na estrutura para mitigar a poeira”, disse. A briga estará no topo do condomínio que fica ao lado da estrutura.

Um posto de comando estará isolado na faixa limite e a Defesa Civil fará uma varredura nos pontos de isolamento. “O chefe da Defesa Civil, o Dito, ele dá um ok, autorizando a contagem regressiva, e no final dela, aperta-se o botão, e a nossa expectativa é que não tenha transtornos de qualquer natureza”, disse Manezinho.

Serão utilizadas bananas de dinamites de 120 gramas que serão inseridos em 500 pontos de detonação dentro do prédio. A carga de dinamite será colocada em três primeiros andares que é onde já está com as telas de proteção. Em cima não haverá explosivos. “A operação mais importante é essa, para que não haja o lançamento de pequenos fragmentos que venham atingir uma vidraça ou o patrimônio de edifícios em volta”, disse Manezinho.

Manoel, que já tem mais 200 explosões no currículo garante a segurança da operação. “O importante é a segurança das pessoas. Quebrar uma vidraça, cair um poste, faz até parte das apostas, mas esperamos que isso não aconteça. A expectativa é bastante positiva”, afirmou.

Comentários

Comentários