ALERTA NO VALE

Defesa Civil diz que ventos podem chegar a 75km/h com frente fria

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução / Life Informa
Árvore caiu em São José enquanto ventos chegaram a 34 km/h
Árvore caiu em São José enquanto ventos chegaram a 34 km/h

A Defesa Civil do Estado alerta para a possibilidade de ventos fortes que podem chegar a 75 km/h em São Paulo a partir desta sexta-feira (23). A probabilidade inclui o Vale do Paraíba -- São José dos Campos teve registro de rajadas fortes de vento nesta sexta.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

A condição é prevista pelo meteorologista Willian Minhoto, do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil, em São Paulo.

Segundo ele, ventos fortes que podem chegar até 75 km/h devem ser registrados “devido ao contraste térmico com a aproximação da frente fria”. O fenômeno também é conhecido como pré-frontal.

Frente fria.

De acordo com o órgão, as temperaturas devem “cair significativamente” a partir deste sábado (24), com as mínimas caindo para 2°C na região da Serra da Mantiqueira, local mais gelado deste período, com condições de geada. O frio deve permanecer até o início da próxima semana.

Isso ocorre porque uma frente fria que se forma no Sul do Brasil avançará pelo país e provocará pancadas de chuva em todo o estado de São Paulo.

Após esse sistema meteorológico, a atuação de uma massa de ar fria derrubará as temperaturas, fazendo com que a sensação seja de frio, com condições para formação de geada em áreas de serra.

No começo da tarde desta sexta-feira (23), uma árvore de grande porte caiu na Avenida Anchieta, na região central de São José dos Campos, rompendo cabos de energia elétrica.

No momento da queda, de acordo com a estação meteorológica do município, foi registrada uma rajada de vento de aproximadamente 34 km/h. Não houve vítimas.

Diante deste cenário de risco de ventos fortes, a Defesa Civil recomendou não se abrigar próximo a árvores.

“Evite estacionar o veículo e permanecer embarcado. Em caso de queda de fio energizado, não saia do veículo, não toque nas partes metálicas e acione imediatamente a Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros”, informou.

Comentários

Comentários