O surfista Gabriel Medina, de São Sebastião, ganhou uma inédita medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 na noite desta segunda-feira (24), no Taiti, a 15 mil quilômetros da capital francesa, onde acontece a disputa.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Na oportunidade, o representante do Litoral Norte venceu o peruano Alonso Corrêa. Antes, Medina havia perdido a semifinal para o australiano Jack Robinson, quando não conseguiu somar a segunda nota por falta de onda. Nesta final, o atleta de São Sebastião teve nota total de 15,54, contra 12,43 do peruano.
Ao menos, garantiu um lugar no pódio e uma medalha inédita para a região. Essa é a segunda vez que Medina participa de uma Olimpíada, já que em 2021, no Japão, também competiu, mas caiu antes de buscar a medalha, após decisão polêmica da arbitragem.
Além disso, essa é a segunda medalha de um atleta da região nos Jogos de Paris. No último sábado (3), o judoca Rafael Macedo, de São José dos Campos, garantiu o bronze no judô por equipes, representando a categoria até 90 quilos.
No surfe, Medina tem a segunda medalha da história do Brasil. Em 2021, Ítalo Ferreira conquistou o ouro, até então a única medalha brasileira nesta modalidade nos Jogos Olímpicos. E o atleta da região, que agora é medalhista em Olimpíada, já tem três títulos mundiais na WSL (Liga Mundial de Surfe).