PROBLEMA

Prefeitura deve desapropriar 17 imóveis na Vila Guarani

Por Leandro Vaz | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Da redação
Reprodução
Moradores fizeram protesto em São Joséd
Moradores fizeram protesto em São Joséd

Alvo de protestos a última sexta-feira (26), as obras de duplicação da avenida Sebastião Gualberto, em São José dos Campos, devem ter ainda mais polêmicas nos próximos meses. Moradores da Vila Guarani ficaram revoltados com a estrutura que será montada no cruzamento com a avenida Sebastião Teotônio Vilela. No local será erguido um viaduto e um túnel, além de outras faixas de rolamento. Para isso, a Prefeitura confirmou nesta segunda-feira (29) que pretende desapropriar pelo menos 17 imóveis no bairro.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

A vila, muito tradicional na região, fica abaixo do nível da avenida Sebastião Gualberto. E a construção do possível túnel no local, tem deixado os moradores em pânico. “Realmente, quando tem as chuvas fortes, a gente vê todo o alagamento que acontece na Fundo do Vale, quase beirando a altura da avenida, e para tudo ali. Agora eles vão furar um túnel ali. E se cair uma chuva dessa, vai vazar tudo para cá. Assim, quem garante que não vai vazar? A gente que mora aqui não tem nenhuma segurança”, disse uma moradora, que preferiu não se identificar.

Para as obras avaliadas em quase R$ 80 milhões, a Prefeitura planeja também retirar 17 famílias das casas que moram. “A Prefeitura de São José dos Campos informa que está em tratativas com as famílias visando a desapropriação de 17 imóveis localizados na Vila Guarani para a execução das obras de duplicação da Avenida Sebastião Gualberto. Foi efetuado o levantamento das famílias pelas assistentes sociais, e as propostas do Município deverão ser encaminhadas pelos técnicos da Prefeitura”, disse a Prefeitura em nota enviada a OVALE.

Questionada, uma moradora disse que não procurada. “A não ser que a Prefeitura pague o valor que as famílias precisam pra continuar numa residência decente e principalmente na região central”, disse ela.

Além das casas a Vila Guarani, outras casas também devem ser desapropriadas nos próximos meses. “A Prefeitura de São José dos Campos informa que está em tratativas com as famílias com vistas à desocupação de 13 imóveis localizados ao lado da linha férrea para a execução das obras de duplicação da Avenida Sebastião Gualberto. As famílias estão sendo atendidas por assistentes sociais e técnicos da Prefeitura, que estão passando orientações e informando-as sobre as propostas do Município, que incluem o pagamento de indenização a quem tem direito, a oferta de unidade do programa habitacional aos ex-ferroviários e auxílio mudança e aluguel social para as demais famílias que não se enquadram nas situações anteriores”, disse a Prefeitura.

Comentários

2 Comentários

  • Falador 20 horas atrás
    É só indenizar pelo que foi pago de IPTU e tudo se resolve.
  • Paulo 21 horas atrás
    É preciso esclarecer que essa área é da UNIÃO então não.pide eesapropriar o que não.petlrtence ao.privado ou.municipio senão.pregeitura praticaram improbidade entre as inúmeras que já vem.praticando A SPU acabou de assinar convênio com conselho de Arquitetura e Urbanismo para dar Assistência técnica e regularizar essas moradias portanto NAO.PODE DESAPROPRIAR NADA