MORTANDADE

Morte de peixes: usina já foi punida por funcionar sem licença

Por Roberto Gardinalli |
| Tempo de leitura: 2 min
Will Baldine/JP

A Usina São José, de Rio das Pedras, apontada pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) como fonte do despejo do poluente que causou a mortandade de peixes no Rio Piracicaba no dia 7 de julho, já funcionou sem licença de operação ambiental. A informação foi confirmada pela Cetesb, que deve divulgar nos próximos dias qual será a multa aplicada à empresa pelos danos causados no manancial.

Saiba mais

“A Cetesb informa que, em 22 de junho de 2018, a Usina São José recebeu uma penalidade de advertência por operar fonte de poluição sem a devida Licença de Operação”, informou a companhia estadual em nota. A empresa não foi multada na época. Segundo a Cetesb, até o momento, a licença de operação da usina está em situação regular. “Atualmente, a empresa possui LO (Licença de Operação) com validade até 5 de outubro de 2025”, completou.

O caso da mortandade do Rio Piracicaba teve início no dia 7 de julho, quando milhares de peixes apareceram mortos na beira do rio. Em investigação, a Cetesb identificou que os animais foram mortos por conta de um despejo irregular de poluentes no Ribeirão Tijuco Preto, um dos afluentes do rio. A fonte do despejo foi identificada como sendo a Usina São José.

Além desse caso, a empresa possui, em 2024, histórico de contravenção contra a lei ambiental. Em março deste ano, a Polícia Militar Ambiental identificou que a empresa realizou o corte ilegal de árvores nativas em uma APP (área de preservação permanente) próxima ao ribeirão Tijuco Preto, que deságua no Rio Piracicaba. Segundo o boletim de ocorrência, foram 79 árvores cortadas de maneira irregular, além do bosqueamento da área. A multa aplicada foi de R$ 48 mil. A empresa foi procurada pelo Jornal de Piracicaba para dar a sua versão dos fatos, mas, até agora, não se manifestou.

Comentários

1 Comentários

  • Ademir Gomes 2 horas atrás
    Esta empresa precisa ser fechada, só estão descobrindo podres sobre eles e com certeza tudo vai acabar em pizza. Nossa natureza sofre