CAPACIDADE AMPLIADA

Inaugurado novo prédio do Lar Escola Santa Luzia para Cegos

Por Lilian Grasiela e Bruno Freitas | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Nova sede fica na quadra 2 da rua Gustavo Maciel, no cruzamento com a rua Marcondes Salgado, no centro de Bauru
Nova sede fica na quadra 2 da rua Gustavo Maciel, no cruzamento com a rua Marcondes Salgado, no centro de Bauru

Foi inaugurado neste sábado (13) o novo prédio do Lar Escola Santa Luzia para Cegos, localizado na quadra 2 da rua Gustavo Maciel, no cruzamento com a rua Marcondes Salgado, no centro de Bauru. A solenidade contou com a presença de autoridades representando a administração municipal, a Câmara, o Lar Escola, o Lions Club e entidades locais, além de alunos.

Com mais de 1.200 m2 de área construída em dois pavimentos, a estrutura possui salas de atendimento de saúde, audioteca, oficina pedagógica, sala de computação, refeitório, sala braile, cozinhas industrial e experimental, oficina de empalhação, marcenaria, jardim sensorial e loja onde serão comercializados itens produzidos pelos cegos.

A obra foi viabilizada com recursos subsidiados pelo Lions Internacional, mediante uma contrapartida local angariada em campanhas feitas por todos os Lions Clubes de Bauru, além de aportes da Justiça do Trabalho (TRT Campinas e Ministério Público do Trabalho de Bauru) e da iniciativa privada local.

Além de quase triplicar a capacidade de atendimento da entidade, de 80 para 200 assistidos, o novo prédio se tornará referência regional na área da visão, com equipamentos, profissionais e projetos voltados não só para assistência aos cegos, mas também para a prevenção à cegueira, um dos principais objetivos globais dos Lions Clubes.

Somente em infraestrutura, foram investidos mais de R$ 3 milhões. Além disso, mais US$ 134 mil oriundos do Lions Internacional e Lions Clubes de Bauru foram usados para a aquisição de equipamentos braile. O projeto também recebeu doação de mobiliário de empresários locais e inúmeras contribuições em recursos e serviços especializados de engenharia e gestão para sua conclusão.

O leão bauruense Manoel Messias Mello, ex-diretor do Lions Internacional para América Latina e Caribe, foi o responsável por coordenar a viabilização do projeto junto à Fundação Internacional de Lions Clubes, que destina recursos para projetos relevantes de assistência humanitária no mundo todo há mais de um século.

“A visão e a prevenção à cegueira é a causa global mais relevante do Lions Internacional e essa conquista coloca Bauru em destaque no cenário do voluntariado mundial", ressalta Mello.

Nilce Regina Capasso Canavesi, presidente do Lar Escola, contou, em entrevista ao JC, que a obra trata-se da realização de um sonho da atual administração e também dos fundadores, que criaram a entidade em 1969.

"Somos eternamente gratos a todos os leoninos, as empresas, órgãos e pessoas anônimas que nos ajudaram. Vamos dar continuidade e melhorar nossas atividades. Deficiente não precisa de piedade, mas sim de oportunidade. E isso está acontecendo", declarou.

A sede da avenida Castelo Branco seguirá em atividade e funcionará como espaço para treinos do goalball e também como casa de apoio. Auxiliam na existência do lar, no dia a dia, contribuintes parceiros e convênios com a Prefeitura de Bauru. A entidade também conta com o apoio da Associação da Mulher Unimed.

Comentários

Comentários